24/09/2020

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #62 - Jayane Miranda

 Olá alegres e felizes!


Nova parceria no blog e muitas dicas, aproveitem!





5 dicas de decoração para sua casa

Investir na decoração não é algo simples. Afinal de contas, é preciso pensar nos mínimos detalhes que envolvem a aparência da sua casa, sem deixar de lado a personalidade e o gosto dos moradores.


Não é à toa que muitas pessoas “erram a mão” na hora de decorar, justamente porque não avaliam a real necessidade de cada cômodo, ou não sabem a maneira certa de combinar os artigos, sem deixar de personalizar o ambiente.


Além disso, vale dizer que a decoração não precisa envolver uma grande reforma da residência. Por vezes, a simples reorganização dos móveis já é suficiente para dar uma nova beleza ao local e despertar sensações de conforto.


No texto de hoje, acompanhe 5 dicas de decoração para sua casa, simples, fáceis e práticas, que vão dar uma nova aparência ao ambiente. Acompanhe a leitura!

1 - Saiba como combinar as cores

A arte da decoração depende da combinação de muitos elementos, incluindo móveis e ornamentos, mas as cores também são fundamentais para compor o cenário.


Inclusive, as tonalidades aparecem como ponto principal em muitos projetos de paisagismo residencial, pois elas são responsáveis por despertar inúmeras sensações, além de influenciar na percepção de espaço nos ambientes.


A famosa obra “A teoria das cores”, escrita por Johann W. Von Goethe, trata justamente sobre essa questão do despertar de sentimentos, conforme o tipo de cor usada.


A seguir, confira algumas cores usadas na decoração e qual a sensação que elas podem gerar quando aplicadas na decoração da casa.


  • Preto: elegância, sofisticação e autoridade;

  • Branco: serenidade, paz e inteligência;

  • Vermelho: paixão, calor e excitação;

  • Amarelo: energia, alegria e positividade;

  • Verde: natureza, sorte e bem-estar;

  • Azul: tranquilidade, segurança e leveza;

  • Laranja: criatividade, entusiasmo e alegria.


O jogo de tonalidades é uma ótima maneira de decorar a sua casa. Há quem prefira investir somente em cores neutras, como o branco e o bege, mas também é possível ousar com cores vibrantes e fortes.


O interessante é combinar a tonalidade dos revestimentos com os móveis, para que toda a composição do ambiente possa conversar entre si.

2 - Tenha em um decór funcional

Não adianta nada planejar um projeto de decoração esteticamente agradável, se os móveis e disposição dos elementos não oferecem funcionalidade ao ambiente.


Imagine, por exemplo, uma clínica de fisioterapia muito bonita, mas com equipamentos que impedem a livre passagem dos pacientes, impedem o fluxo de pessoas e não ajudam na otimização do espaço. Tudo isso é um grande empecilho para o local.


A mesma situação vale para a decoração das casas. É preciso investir em uma mobília funcional, que ajude na organização dos cômodos e ofereça o melhor aproveitamento do espaço.


Essa dica é válida para todos os tipos de imóveis, mas especialmente para as residências menores como casas e apartamentos pequenos. Afinal de contas, é preciso ter um projeto detalhado, para que os móveis e utensílios não apareçam “amontoados” no local.


A falta de funcionalidade pode até prejudicar a estética, já que as pessoas passam a sentir que o ambiente é ainda menor do que ele realmente é.


Por esse motivo, atente-se para deixar as estantes, prateleiras e mesas sempre organizadas. Se possível, desapegue de objetos que você não usa e que ocupam muito espaço dentro de casa.


Uma dica é apostar em um estilo mais minimalista, que preza pelo funcional, mas sem abrir mão da sofisticação.

3 - Aposte em uma decoração sustentável

Hoje em dia, a sustentabilidade está em alta. Muito disso, deve-se à própria consciência ambiental despertada na sociedade, visto que é necessário manter o desenvolvimento, mas reduzir os impactos à natureza.


Esse conceito passou a ser incorporado dentro de casa, tanto que muitos projetos de decoração já preveem o uso de materiais reciclados e estruturas sustentáveis.


Além do mais, é uma boa maneira de economizar dinheiro com artigos de decoração. Caso você tenha o espírito de artista, ou queira investir em objetos DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”), pode entrar em contato com uma empresa de reciclagem de lixo para transformar os materiais recicláveis em novos ornamentos.


Inclusive, há móveis totalmente feitos com materiais reciclados, como bancos de pneus, garrafas pet, até mesmo quadros elaborados com estilhaços de vidro, estilo mosaico.


Mas a decoração sustentável vai muito além do uso de materiais reaproveitados. Outra dica é usar plantas para compor os cômodos, trazendo um pouco do vigor da natureza para a sua casa.


Uma ideia é usar arame recozido para um jardim vertical, ou pendurar samambaias na sala. No entanto, verifique se o espaço é adequado para a saúde da planta, permitindo o seu crescimento saudável.

4 - Prefira materiais fáceis de instalar

Para quem não quer arcar com grandes reformas, seja em termos financeiros ou diante dos transtornos causados pelas obras, uma solução para decorar a casa é optar por materiais de fácil instalação.


Os adesivos personalizados, por exemplo, deixam os cômodos muito mais estilos e podem transformar toda a decoração do local, proporcionando um ambiente criativo, cheio de vida e muito mais harmonioso.


Atualmente, é possível encontrar várias opções no mercado, como adesivos com frases, desenhos, ilustrações e, até mesmo, que imitam azulejos. 


A principal vantagem do produto está na facilidade de aplicação, pois ele pode ser colado diretamente na superfície, sem a necessidade de nenhuma reforma.


Além disso, normalmente os adesivos são confeccionados em vinil, o que permite uma limpeza muito mais simples e prática.


Hoje em dia, o que está em alta são os adesivos com formas geométricas. Eles dão um toque especial ao ambiente, conferindo sofisticação e requinte, ao mesmo tempo em que deixam o local com um ar mais criativo.


Mas é possível encontrar de tudo. Para as crianças, os adesivos de super-heróis, personagens de desenho animado e temática infantil são os mais pedidos.

5 - Tome cuidado com a iluminação

A iluminação faz toda a diferença na decoração do ambiente. Se não planejada, ela pode comprometer a sensação de amplitude do espaço, além de prejudicar toda a combinação das cores, disposição dos móveis e a beleza dos cômodos.


A posição e o tipo de luz do ambiente podem se misturar à decoração e, por esse motivo, pensar em como usar um foco luminoso de forma indireta, para valorização de móveis, ou quando colocar uma iluminação direta deve ser uma parte importante do planejamento.


Caso queira destacar uma fechadura eletroímã, por exemplo, vale a pena apostar em uma luz indireta, visto que a superfície metálica pode refletir a iluminação e desfocar a visão.


Para a sala de estar, recomenda-se uma iluminação mais suave, com cores quentes, para transmitir a sensação de conforto e aconchego. Além disso, o foco é central, para que o ambiente fique muito mais iluminado.


As luzes laterais podem ser distribuídas em pequenos spots, na presença de objetos como quadros, esculturas ou outros adornos.


Já na sala de jantar, o foco é sempre a mesa. Aqui, recomenda-se o uso de um lustre, que possa ressaltar os alimentos e possibilitar conversas durante as refeições.


Nos banheiros, as lâmpadas com cores mais frias ajudam na sensação de limpeza. Inclusive, para ambientes onde é preciso fazer uma higienização constante, a iluminação deve ser bem direta, conforme indicam as empresas limpeza de caixa d’água SP.


Isso ajuda na identificação de resíduos, sendo mais fácil de limpar. Ainda nos banheiros, é interessante colocar spots ao lado dos espelhos, pois isso ajuda na iluminação do rosto, sendo mais fácil visualizar a sua aparência enquanto se arruma.


Além disso, essa iluminação dá uma sensação de amplitude ao espaço.


Finalmente, os quartos precisam de uma iluminação mais suave, visto que são espaços dedicados ao descanso dos moradores. Uma dica é usar luzes noturnas, que ajudam na sensação de conforto e reduzem a insônia.

Conclusão

Decorar a casa é sempre um desafio. No entanto, ao transformar os ambientes, a sensação que temos é de renovação, por isso, nos sentimos muito mais confortáveis.


Embora nem sempre seja necessário ter um grande investimento para redecorar a casa, é recomendável sempre contar com uma cotação de seguro residencial, para evitar possíveis acidentes e reduzir perdas durante acontecimentos inesperados.


De qualquer forma, independentemente do tipo de decoração, estilo dos moradores, ou mudanças propostas na sua residência, é fundamental ter um planejamento detalhado. Isso ajuda a ter um foco e não cometer erros quando começar a decorar.


Para quem deseja aliar funcionalidade e estética, mas não tem ideia por onde começar, a principal recomendação é procurar um arquiteto ou designer de interiores.


Esses profissionais têm conhecimento específico em decoração, sugerindo mudanças de acordo com o orçamento e levando em conta a personalidade de cada morador.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


E o que acharam?


cheirinhos

Rudy




11 comentários:

  1. Uhullll, boa tarde querida Ruddy !

    Menina, simplesmente amei suas dicas de decoração. Vivo fuçando coisas pra casa na internet, e quando o dinheiro aparece, estou na Leroy Merlin hahahah.

    Abraços do amigo,
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan!
      Feliz que gostou amigo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. OLá Rudy!
    Parabéns pela nova parceria! Super bacana essas dicas, gostei muito de saber combinar as cores e suas sensações, adoro a cor laranja! Vou lá no Guia de Investimentos dar uma olhadinha e conhecer mais dicas! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Parabéns pela nova parceria, amei todas essas dicas, estou planejando fazer uma reforma geral aqui em casa, esse post veio em boa hora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy
    Parabéns pela parceria!
    Amei as dicas, espero poder aproveitar muito esses posts.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal, parabéns pela nova parceria do blog, Rudy! Vou aproveitar bastante as dicas de decoração, amei as 5 dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela parceria!
    Muito interessante essas dicas de decoração, e importante para ter ambientes confortáveis.

    ResponderExcluir
  7. Oii, miga
    ótimas dicas, vou anotar, quero renovar a decoração aqui também.
    Ajuda a nos dar um up né?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. otimas dicas de decoração
    essas dicas são tão boas
    parabens pela parceria
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela nova parceria!!
    Adorei as dicas de decoração, mesmo não podendo mexer no meu quarto adoro procurar novas tendências e elementos, quem sabe um dia posso fazer o que quero haha

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy