20/09/2020

RESENHA #46 - “MEU LADO CERTO” (LITERATURA NACIONAL) - BIBI SANTOS

 

LIVRO:  “MEU LADO CERTO” (LITERATURA NACIONAL)

SUBTÍTULO: “PARA TODO O SEMPRE”

AUTORA: BIBI SANTOS

EDITORA: INDEPENDENTE

 PÁGINAS – 188

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: -   B083SS7VJ1




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO: “ESTAVA ESCURO QUANDO OUVI O CHORO BAIXINHO. MEU CORPO TREMIA NO QUARTO AMPLO. FOI ASSIM QUE PEDI AO MEU PAI E ELE MANDOU CONSTRUIR DO JEITO QUE EU DESEJAVA.”

 

CITAÇÃO:

 

“-Pais às vezes são complicados. – Fiz uma gracinha.

- Às vezes são tão complicados que a sensação é de que pisamos em vidro o tempo todo, como se nada fosse o bastante – disse ele com voz baixa. – Complicado a ponto de acharmos que aa vida não é tão necessária e a morte é bem mais bonita e silenciosa.” (pág. 41)

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Fundo roxo com a ‘sombra’ de um casal, ele beijando a testa dela.

Capa: Barbara Dameto.

 

NOTA: 4,50  DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:




 

As folhas são levemente amareladas com letras pretas medianas.

Conteúdo: play list; prólogo; quarenta e dois capítulos numerados e com a ilustração de um casal ao fundo e a letra de uma música no início; capítulo final; epílogo; e, sobre o livro/agradecimentos.

Diagramação: Denilia Carneiro.

 

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos protagonistas; diálogos complementares; letras de músicas e citações.

A linguagem é bem atual, de fácil entendimento, alguns poucos palavrões bem inseridos.

Revisão: Hellen Caroline.

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

CITAÇÃO:

 

“A vida era bem estranha, os adultos não imaginam como certas decisões podem determinar o futuro dos seus filhos.” (pág. 112)

 

SINOPSE:

 

“Era uma vez um Bad Boy...

Bem, era ou não era?

Agora estou na dúvida.

 

Thomas Emerson é o típico garoto problema com sua jaqueta preta e cara de mau.

Ayala Marina a típica mocinha ruiva cheia de sonhos.

Os dois se encontram em meio a faculdade, cada com seus dilemas e problemas.

Ela, estudante de Letras;

Ele, de Administração;

Ela, um livro aberto;

Ele, o mistério em pessoa.

Os olhares se encontram.

Os caminhos se cruzam.

Uma história que tem tudo para dar errado, mas os dois encontram seu único lado certo.

E o seu verdadeiro “para sempre”.

Lembrando que, nem tudo é o que parece ser.”

 

CITAÇÃO:

 

“-As pessoas só enxergam o que interessam – ele disse e beijou a minha cabeça. – O dinheiro compra tudo. O homem perde a dignidade pelo preço certo. Todos se calaram, inclusive os empregados, o legista falsificou o laudo da minha mãe, assim, nunca iriam aparecer os remédios que ele deu a ela. O policial que desconfiou foi pago para se calar, e assim ele criou uma rede de proteção para suas loucuras. – Ele suspirou ruidosamente. – E ela morreu como louca depressiva, suicida.” (pág. 169)

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

THOMAS EMERSON SMITH é estudante de administração com 21 anos está prestes de concluir o curso. É lindo, rico, arrogante, vive metido em brigas, um verdadeiro bad boy...

AYALA MARINA tem 18 anos e está ansiosa pelo primeiro dia de aula, vai cursar letras, conseguiu passar com esforço e ganhou uma bolsa. Divide o dormitório com ANNABETE (BETE), estudante de economia e TANIA estudante de moda, são bem diferentes, entretanto a dinâmica entre elas é perfeita e cultivam uma amizade verdadeira. Ayala trabalha como caixa de supermercado para ajudar a mãe no custo da faculdade.

No primeiro dia de aula ela é atropelada por uma bicicleta e Thomas está ao lado dela quando acorda...desde esse dia ele fica encantado por ela e a observa de longe, quase como um stalker, assim, em uma noite quando ela retorna do trabalho e quase é atacada e Thomas a salva. Ele tenta ficar com ela, porém ela o rejeita e ele não está acostumado a isso, todas as garotas da faculdade se jogam aos seus pés.

Ayala é bem certinha e boa aluna, está cansada de estudar muito e trabalhar, a estafa quase a domina. As colegas de quarto a convidam para uma festa e ela acaba indo e se embebedando, dançando com todos. Thomas está lá e não gosta de nada disso e acaba a levando para casa...

Daí por diante, muitas coisas acontecem, inclusive a mudança da personalidade de Thomas e a descoberta de grandes segredos do passado e todo seu trauma...

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Começo dizendo que esse livro pode ter alguns gatilhos: abuso familiar, síndrome de Estocolmo e agressões.

Ganhei esse livro no Blog Sempre Romântica da Leninha e fiquei curiosa em ler, porque ela sempre fala muito bem da autora que tem muitos livros escritos e resolvi conferir logo a leitura e que bom, porque a escrita é tão envolvente, o enredo ambientado em faculdade é jovial, trazendo um romance NA bem escrito e com todo um desenvolvimento evolutivo e cativante. É tão bom que terminei em duas horas de leitura.

As características físicas e emocionais são bem descritas, dando a real dimensão de cada personagem.

Está carregada de letras de música, inclusive tem play list para ser ouvida enquanto lemos e ainda tem citações de escritores e o que mais gostei e me identifiquei foi a de Exupéry, um dos meus autores favoritos.

Outra coisa que gostei demais foi a sensibilidade da autora em tratar de assuntos delicados e trazer uma solução baseada em tratamento psicológico, mesmo sem aprofundar muito, é a melhor solução em casos como o que acontecem no livro.

Uma única coisa me incomodou um pouco que foi o fato do final ter sido um tanto corrido, poderia ter sido um pouco mais prolongado, mas isso não atrapalha em nada a evolução e o andamento do enredo que é sensacional.

O livro traz um romance gostoso, segredos do passado, amizade verdadeira e muitos outros assuntos paralelos que complementam a história bem desenvolvida.

Quero acrescentar que tenho o maior orgulho de nossos autores nacionais que a cada dia conheço e trazem enredos enriquecedores.

Recomendo para quem gosta de leituras rápidas e deliciosas.

 

 

NOTA : 4,80 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:




 

Bibi Santos, Nordestina, baiana, formada em Administração e professora na área, começou a escrever há alguns anos, mas engavetou seus trabalhos com medo de não saber finalizar. Hoje já tem mais de dez livros escritos, é um fenômeno na plataforma online, além de autora best-seller Amazon. Mãe de um belo garoto, apaixonada por livros e maquiagem, boca suja e sincera, com humor único, vive no interior da Bahia com sua família. 


CHEIRINHOS

RUDY





16 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Nunca li nenhum livro dessa autora e essa é primeira resenha que vejo desse livro, parece ser uma trama bem interessante, fiquei bastante curiosa em conferi tudo que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Também não conheço a escrita da Bibi Santos, fico muito feliz em ver nossos autores nacionais escrevendo livros cada vez mais interessantes e fazendo sucesso! Adoraria ler esse livro, parece ser um romance bem gostoso de ler, pena que é curtinho! Também gosto muito quando tem play list no livro! Mais um para a minha imensa lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Uma delicinha de ser lido.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. ola
    não conheço a escrita da autora . um livro que traz temas importantes mas que mesmo assim tem uma leitura fluida visto o tempo que voce levou para ler o livro .É tão bom ver os autores nacionais trazendo obras assim .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Fico bem orgulhosa dos nossos autores nacionais.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, Rudy
    Não conhecia a autora, nem o livro, mas parece ser ótimo.
    A Ayalan parece ser muito fofa e trabalhadora e esse romance vai virar sua vida de cabeça pra baixo.
    O mocinho parece meio mau, sei lá, obcecado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É não, no começo achei, mas depois ele se mostra um fofo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi Rudy!
    Como vai você amiga, já com saudade e esperando que tudo volte à normalidade.
    Só assim continuaremos a poetizar com e inspiração e qualidade.
    Beijinhos amiga, de paz e saúde para todos nós.
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa!
      Agradeço sua visita e carinho.
      Vamos passar por tudo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi, Rudy!
    Acabei baixando o e-books de Meu Lado Certo mas ainda não li, contudo, minhas expectativas estão bastante altas; confesso que não sou muito fã de histórias com Bad Boy e mocinha toda certinha, mas eu amo leituras rápidas com um romance gostoso de se ler!
    Pena que o final foi corrido, mas fico mais tranquila em saber que isso não atrapalha a evolução e o andamento do enredo... Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um livro que trata de assustos delicados como esses, mas tenho muita vontade de conferir. Gostei do enredo, principalmente por você ter falado que a autora trabalhou bem esses assuntos, despertou bastante minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas parece interessante, principalmente pelo fato de parecer bem escrito, ter as referencias "Pop's" e de trabalhar bem com assuntos sensíveis.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy! Sempre apresentando livros nacionais interessantes. Gostei desse fato de a autora incluir uma playlist e citações diversas. Características bem desenvolvidas dos personagens e uma escrita sensível são indícios de uma boa leitura.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy