14/03/2021

RESENHA #14 - “AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES” - ARTHUR CONAN DOYLE

 

LIVRO:  “AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES”

TÍTULO ORIGINAL: “THE ADVENTURES OF SHERLOCK HOLMES”

SÉRIE: “SHERLOCK HOLMES”

VOLUME: 02

AUTOR: ARTHUR CONAN DOYLE

TRADUTOR: SÍLVIO ANTUNHA

EDITORA: PRINCIPIS

 PÁGINAS – 208

  EDIÇÃO 2019

CATEGORIA: FICÇÃO LITERATURA INGLESA

ASSUNTO: CONTOS/AVENTURA/MISTÉRIO

ISBN: -  978-85-94318-55-8




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“-HOLMES – FALEI CERTA MANHÃ QUANDO OLHAVA A RUA PELA NOSSA JANELA SALIENTE -, TEM UM LOUCO PASSANDO NA RUA. É LAMENTÁVEL QUE A FAMÍLIA O DEIXE SAIR SOZINHO.”

 

 

CITAÇÃO:

 

“-Ele precisa tomar cuidado, pois sabe que existe alguém mais astuto do que ele em seu encalço. Você deve trancar a sua porta hoje à noite. [...]” (pág. 64)

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Toda lilás com uma coroa de rei preta por trás do título em branco.

Amo essa cor e as capas dessa coleção parecem simples, porém tem a força subliminar do conteúdo do livro.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.

Diagramação: sumário; e seis contos com os títulos dentro de uma armação como um quadro.

A diagramação é simples e eficaz para o que o livro propõe.

 

NOTA: 4,00 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descrita em primeira pessoa pelo Dr. Watson que traz suas análises sobre o comportamento de Sherlock em suas conclusões e tem muitos diálogos.

A tradução ficou bem moderna.

Tradução: Sílvio Antunha.

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

CITAÇÃO:

 

“Avançando a passos largos entre os pequenos grupos dispersos de pessoas que se debruçavam em torno das bancas, Holmes rapidamente alcançou o homenzinho e tocou no ombro dele, que se assustou. À luz do gás, noite que todo o vestígio de cor havia desaparecido de seu rosto.” (pág. 139)

 

 

SINOPSE:

 

“As aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de seis contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, desvenda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios. De inteligência fria e precisa, porém admiravelmente equilibrada, Sherlock Holmes é, certamente, a máquina de observar e raciocinar mais perfeita que o mundo já conheceu. Nunca houve um leitor sagaz o suficiente para desvendar um caso de Sherlock Holmes. Que tal encarar esse desafio? Em, “O carbúnculo azul”, “A faixa malhada”, “O polegar do engenheiro”, “O solteirão nobre”, “A coroa de berilos” e “As Faias Roxas”, você tem seis chances. Então abra este livro e desafie sua mente.”

 

CITAÇÃO:

 

“A maneira como o nosso engenheiro hidráulico foi levado do jardim ao lugar onde ele recuperou os sentidos teria permanecido um mistério para sempre não fosse a terra macia, que revelou o seguinte detalhe. Ele foi evidentemente carregado por duas pessoas, uma das quais tinha os pés excepcionalmente pequenos e a outra, pés excepcionalmente grandes. O mais provável é que o inglês taciturno, sendo menos audaz e também menos sanguinário que seu companheiro, tivesse ajudado a mulher a carregar o homem inconsciente para longe do perigo.” (pág. 175)

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

O livro traz um compêndio de seis contos, onde Sherlock acompanhado de seu eterno companheiro, Dr. Watson, mostra através de  suas análises, como os casos são resolvidos através da observação atenta do detetive, através dos pequenos detalhes.

Contos carregados de mistérios e aventuras vividas no decorrer dos anos e todos solucionados.

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

Imagina aí seis pequenos contos do mestre Conan Doyle... pois é, só pode ser cheio de emoções, e é o caso aqui.

Claro que em sendo contos, não há como haver uma profundidade, entretanto, há grandes reviravoltas inesperadas que trazem a surpresa em suas resoluções. Incrível!

Como são contos, uns são mais interessantes que outros, porém todos são bons, não há como ser diferente com uma escrita tão fluida e leva o leitor a acompanhar todo raciocínio do protagonista magistral em sua arte de investigação.

Não há muito o que falar, o melhor é vocês lerem e tirarem suas próprias conclusões.

 

 

NOTA : 4,60 DE 5,00







 


SOBRE O AUTOR:






 

Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Nascimento: 22 de maio de 1859, Edimburgo, Reino Unido.

Falecimento: 7 de julho de 1930, Crowborough, Reino Unido.

Filhos: Adrian Conan Doyle, Arthur Alleyne Kingsley Doyle, Jean Conan Doyle, Denis Percy Stewart Doyle, Mary Louise Doyle

Cônjuge: Jean Leckie (de 1907 a 1930), Louisa Hawkins (de 1885 a 1906)


CHEIRINHOS

RUDY


16 comentários:

  1. ola
    dica anotada Rudy
    geralmente não dá mesmo para falar sobre contos ,eles são tão curtos não é mesmo ? mas a julgar pela sua nota é um livro que se puder eu lerei sim

    ResponderExcluir
  2. Oi, miga
    Ja li um livro de contos do Sherlock e gostei muito.
    São bem interessantes e divertidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Sherlock, apesar de ter lido praticamente nadinha dele. Eu sou ou era(até por ter acabado) fã da série, fora o tanto de adaptações que foram saindo com o tempo.
    Essas novas edições estão lindinhas, simples, mas com um preço super acessível!
    Quero muito ler!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas adaptações mesmo e assisti todas.
      Se quiser começar por esse, vale a pena.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy!
    Que bacana, eu adoro Sherlock, e esse livro trás vários contos dele, deve ser muito interessante, uma leitura contagiante, daquelas que não paramos de ler! Adoraria ter a oportunidade ler !

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! Amo Sherlock Holmes! Já li toda a obra que traz o personagem. Tem uma serie incrível tbm na Netflix. Adoro esse universo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Curto muito o Sherlock, amo história com aventura e mistérios e essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferir cada um desses contos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sherlock Holmes é maravilhoso!
    Vou ler Um Estudo em vermelho em breve e na sequência dar continuidade a série

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Nunca li livros sobre Sherlock Holmes, mas já assisti filmes e sou uma das admiradoras do seu raciocínio, é incrível sua inteligência para desvendar os mistérios... Então não preciso nem dizer que me interessei por As aventuras de Sherlock Holmes, né?! Ainda mais que eu amo contos... Já adicionei na minha lista de leitura, valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente adorei essa dica e resenha. Como não se apaixonar pelas aventuras de Sherlock Holmes. Concordo sobre as capas, a princípio parece simples, mas tem mesmo a força no conjunto dos elementos e cores. Eu queroooo.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy