Olá alegres e felizes!
Um mundo mais sustentável veio para ficar, principalmente, de acordo com as necessidades de preservação do meio ambiente em torno de problemas. Deste modo, seja em uma cidade grande ou pequena, o home office trouxe à tona um ar mais ecológico.
Aqui, a intenção é explicar como você pode transformar seu espaço laboral em casa em um ambiente mais verde, ecologicamente correto, bem como de que forma você pode praticar hábitos sustentáveis no trabalho, aproveitando que você está em casa.
Mas por que isso é importante? Primeiro, porque você fará a sua parte para ajudar o planeta com prestação de serviços de limpeza e conservação e, segundo, ter um escritório sustentável durante o home office pode beneficiar seu trabalho e sua saúde.
Inclusive, a implementação de um escritório sustentável pode, entre outras coisas, dar os seguintes benefícios a você, à sua casa e ao meio ambiente:
Foco ao que você realmente precisa;
Criação de um ambiente mais organizado;
Aumento da produtividade;
Menos preocupações na cabeça;
Um sono mais tranquilo e de maior qualidade;
Redução das faltas no trabalho por doença.
Os benefícios de criar um ambiente de trabalho sustentável são, realmente, inegáveis e, embora essas dicas possam ser implementadas no escritório, é possível recriar todos esses pontos dentro de casa, ajudando no convívio com outras pessoas, caso você more com alguém, e criando um entorno mais fácil de lidar.
Dicas para ter um home office mais sustentável
Se você pensa em ter um ambiente de trabalho em casa, com um sistema de automação residencial de acordo com as conformidades sustentáveis, há algumas dicas que podem ajudar a chegar lá. Confira:
Tecnologias que consomem menos energia
Você sabia que as lâmpadas feitas de LED oferecem a mesma quantidade de luz, ou às vezes até mais (dependendo do modelo e da marca), que as lâmpadas comuns, mas usam menos energia?
Embora sejam um pouco mais caras do que as lâmpadas normais, elas duram muito mais tempo e são mais econômicas.
Então, trocar suas lâmpadas incandescentes por LED é uma mudança única e muito simples que você pode começar a implementar, assim como colocar um alarme para casa que se desliga sozinho.
Sua conta de luz reduzirá e você consumirá menos energia, contribuindo com uma pegada de carbono menos intensa. Outro dispositivo de economia de energia que você pode usar em seu escritório em casa é um filtro inteligente de energia.
São como cabos de extensão comuns, mas na verdade são dispositivos inteligentes, como o controle de acesso para condomínios, que podem detectar quando você não está usando os componentes eletrônicos conectados.
Assim, essa tecnologia desliga automaticamente os aparelhos em desuso. Eles podem até ser programados para desligar todos os seus dispositivos de mesa quando você desligar o seu laptop ou computador.
Luz natural no home office é muito bem-vinda
Além de economizar energia, tente experimentar e adaptar seu espaço de trabalho para permitir a entrada de mais luz natural quando possível, bem como para aproveitar os dutos de ventilação.
Se você tiver janelas grandes em sua casa ou no seu apartamento, deixe sua mesa na frente para aproveitar a luminosidade e, quem sabe, até tomar um pouco de sol para ter mais vitamina D, se possível.
Isso ajudará você a reduzir o consumo de eletricidade e também ajudará a refletir a luz natural e iluminar seu espaço, com um projeto de iluminação bem feito, principalmente se você combinar com móveis mais claros.
Materiais ecológicos
Muitas empresas desenvolveram artigos de papelaria ecológicos e materiais de escritório a preços acessíveis, que são perfeitos para ajudar a transformar seu espaço em um escritório sustentável.
Esses itens funcionam tão bem quanto qualquer outro mais tradicional, mas são feitos de materiais reciclados ou de origem responsável, o que reduz o seu lixo, contribuindo para a remoção de entulho e para o meio ambiente.
Se você precisa de um estoque de canetas, papéis, cadernos e bloquinhos, por que não comprar as versões recicladas ou ecológicas? Esses materiais não irão agredir o meio ambiente, conseguirão ser reciclados e voltar para o mundo em outro formato.
Essa é a beleza da economia circular, que preza pela reutilização dos materiais para não aumentar ainda mais o lixo, que, se não é bem tratado e se não tem materiais recicláveis, acaba sendo descartado de forma incorreta, causando danos a biomas, animais, etc.
Até um aluguel de bobcat pode ser uma boa alternativa para não incentivar o descarte de materiais oriundos da ampla produção do item.
Reduza o uso de papel
Tente remover qualquer papel desnecessário de sua rotina de trabalho, se puder. Faça anotações em seus dispositivos móveis, como celular e tablet.
Se você trabalha em uma indústria que exige de alguma forma que haja papel na rotina, por que não mudar para o papel reciclado? Lembre-se de imprimir frente e verso também para que você use o papel com mais eficiência.
Protetor de tela nunca mais
Isso parece pouca coisa, mas olha só: sempre que você sai do computador e ele muda para o protetor de tela, sabia que está usando eletricidade desnecessária e consumindo energia que será desperdiçada?
Para melhorar a sustentabilidade em seu escritório e o dia a dia de trabalho, remova o protetor de tela no computador. Em vez disso, altere as configurações para que ele entre automaticamente no modo de hibernação ou suspensão quando você não estiver ativo.
Isso reduz qualquer desperdício de uso de eletricidade. Ou simplesmente desligue quando não estiver mais usando.
Deixe o escritório mais verde com plantas
Outra maneira de tornar seu escritório sustentável no home office é preencher seu espaço com plantas. Elas não são apenas bonitas de se olhar. Também são uma forma natural de melhorar a qualidade do ar, graças à capacidade de purificação.
Algumas plantas, inclusive, como orquídeas e suculentas, até absorvem dióxido de carbono para convertê-lo e liberá-lo como oxigênio.
Ou seja, ter plantas de interior em sua sala pode até ajudar a reduzir o estresse e criar um ambiente tranquilo, o que só beneficia sua produtividade de forma indireta.
Faça uma repaginação do seu comportamento
Há, no meio da sustentabilidade, um conceito chamado de 5Rs. São cinco conceitos que começam com a letra R que podem ser um verdadeiro ponto de virada na vida de quem quer ser mais sustentável daqui para frente.
Recuse: Tente reduzir sua dependência de embalagens e produtos insustentáveis. Diga mais “não” aos plásticos e materiais de uso único, que podem causar danos ao meio ambiente.
Reduza: Pode não ser viável eliminar completamente todos os materiais descartáveis de seu estilo de vida, então tente reduzir seu consumo. Faça listas de forma digital em seu computador, telefone ou tablet em vez de anotar no papel.
Reutilize: Antes de colocar algo na lixeira, veja quantos usos você consegue ter. Use os dois lados de um pedaço de papel antes de jogar fora, mude para panos e lenços de limpeza reutilizáveis e reutilize todas as caixas de papelão ou embalagens.
Reaproveitamento: Antes de comprar uma nova mobília de escritório, veja se você pode reaproveitar qualquer coisa existente em sua casa para o que você precisa.
Recicle: Se você não pode reutilizar ou reaproveitar algo, sua única opção pode ser o descarte. Em vez de jogar na lixeira, veja se você pode reciclar ou doar.
Inclusive, a reciclagem já percorreu um longo caminho e agora o vidro, o metal e até mesmo alguns plásticos podem ser reciclados, não apenas o papel, como se costuma pensar.
Deixe sua casa colorida
Isso vai de gosto a gosto. É algo bastante pessoal. Mas a ciência já descobriu que cores vivas podem alegrar e tornar o ambiente menos pesado.
Depende muito do seu estilo, mas se você achar que dar cor para as paredes ajudará no seu ânimo no trabalho e na sua saúde mental, então faça sem hesitar.
Se você está procurando pintar seu escritório em casa, procure tintas menos escuras, caso seja do seu gosto, e lembre de escolher as tintas com menos produtos químicos em seu espaço e que não sejam prejudiciais por terem componentes tóxicos.
Procure tintas à base de água ou de látex para não agredir sua saúde e o meio ambiente.
Considerações finais
Ficar em casa no Home Office demanda mais atenção com o seu ambiente doméstico, como você lidará com ele de forma mais assídua e o que você precisa fazer para agir com responsabilidade perante o meio ambiente e a sua saúde mental.
Adotar essas dicas desse texto fará com que você tenha um dia a dia mais leve e mais sustentável. Bom para o meio ambiente, bom para a sua saúde e bom para o seu trabalho, mesmo em casa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Interessante publicação!:)
ResponderExcluir-
Amor em tempo de pandemia...
-
Beijos, e um excelente dia...
Belo texto que muito gostei de ler. O meu elogio
ResponderExcluir.
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Sou apaixonada por essas dicas!Ainda mais que todas nos ajudam a melhorarmos como seres humanos, mas também a melhorar não só o ambiente que vivemos,mas também o mundo à nossa volta!
ResponderExcluirAdorei e muito e oh, muitas dessas dicas podem ser usadas também por conta do aumento da conta de energia elétrica.
Ser sustentável ou reduzir gastos é prioridade! rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá
ResponderExcluirÓtimas dicas
Sempre é tempo de aprendermos mais .mesmo com as mudanças que ocorreram por causa da pandemia da para tirar benefícios.
Olá Rudy
ResponderExcluirExcelentes dicas, cada dia se mostra mas necessário termo hábitos de consumo sustentável, o planeta terra agradece.
Bjs
Algumas dessas dicas podem ser usadas até por quem não utiliza o home office
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirÓtimas dicas.
A gente tem mesmo que de reinventar e ganhar nosso sustento com o que tem no home office.
Não é fácil, mas aos poucos vamos nos adaptando.
Bjs
Olá Rudy!
ResponderExcluirExcelentes dicas, ser sustentável é cuidar do nosso planeta, adorei os 5Rs, vou adotar!!