25/11/2021

RESENHA #48 - “O ALUNO QUE REINVENTOU O TEMPO” (LITERATURA NACIONAL) - RONALDO DE MELO PEREIRA

 

LIVRO:  “O ALUNO QUE REINVENTOU O TEMPO” (LITERTURA NACIONAL)

SUBTÍTULO: “O DIÁRIO DE UM ESTUDANTE DO SÉCULO XXV”

SÉRIE: DUOLOGIA

VOLUME : LIVRO 1

AUTOR: RONALDO DE MELO PEREIRA

EDITORA: SCORTECCI

 PÁGINAS – 292

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA

ASSUNTO: FICÇÃO CIENTÍFICA

ISBN: -  978-6555-290-20-2




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:


“ENQUANTO A PSICÓLOGA, PROFESSORA E ESCRITORA MARIA ANDRADE, MAIS CONHECIDA COMO MANDRA, DE 33 ANOS, DIRIGIA, ELA PENSAVA EM QUANDO CHEGARIA A NITERÓI, NAQUELA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA DA PRIMAVERA DE 203, PARA ENFRENTAR UMA MULTIDÃO DE FÃS NA NOITE DE AUTÓGRFOS DE SEU NOVO LIVRO, A AMÉRICA NAS PRAIAS DO NORDESTE BRASILEIRO. O LIVRO INCENTIVAVA O LOTEAMENTO DE PEQUENOS TERRENOS À BEIRA-MAR PARA ESTRANGEIROS COMO UMA FORMA NOVA E ESTRANHA DE TURISMO, EM QUE MUITOS FUGIAM DOS GRANDES CENTROS DA EURORA E AMÉRICA DO NORTE, LONGE DOS NOVOS VÍRUS DO INVERNO QUE ANUALMENTE SURGIAM. INVESTIA-SE EM UMA CASA INTELIGENTE, COM MUITA TECNOLOGIA E UM ESCRITÓRIO VIRTUAL, MAS A RESIDÊNCIA SERIA NO BRASIL, UM PAÍS TROPICAL SEM CATÁSTROFES, ONDE A NATUREZA ERA MAIS BENIGNA. EM TROCA, ESSES ‘TURISTAS’ TINHAM ACESSO A CLUBES, GUIAS TURÍSTICOS ETC., SEM PAGAR MUITO POR ISSO. O MINISTÉRIO DO TURISMO IRIA INVESTIR NESSA IDEIA, E UM EVENTO RELACIONADO AO INÍCIO DESSE PROGRAMA ESPERAVA MANDRA EM SÃOPAULO, DEPOIS DA NOITE DE AUTÓGRAFOS EM NITERÓI.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

A sombra de um homem com chapéu em uma mesa com livro e uma lamparina acesa, ao fundo outros objetos que compõem tipo um escritório. Acima pequenos discos voadores.

Imagens da capa: Pixabay e Freepik

Arte da capa: Mikaélly Núncio.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Folhas levemente amareladas, letras pretas medianas.

Conteúdo: dedicatória; sumário; prólogo; dezenove capítulos numerados e com títulos; e, pensamentos.

Diagramação: Valdir Colonhezi.

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

- ESCRITA:


A narrativa é descritiva em terceira pessoa, por parte do narrador e, em primeira pessoa por parte do protagonista..

A linguagem é de fácil entendimento, bem explicativa e envolvente.

Revisão:   Renata Sangeon.

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

CITAÇÃO:

 

“Quando aprendemos que as adversidades nos fazem mais fortes e completos como espécie e que uma espécie evolui quanto maiores forem as adversidades que enfrenta, começamos a entender quais adversidades poderíamos propor à nossa sociedade para que nossos descendentes possam se tornar mais adaptados à continuação dessa odisseia humana na Terra, e adaptados também para explorar outros planetas e luas.”

 

SINOPSE:

 

“Uma incrível aventura de um crononauta, gerado em 2038 e criogenado por mais quatrocentos anos, que relata em seu diário como foi possível a viagem no tempo e como é a sociedade do planeta comandado por doze grão-mestres representantes das quatro maiores empresas do planeta, à revelia dos governos. Descreve o tempo atual (século XXI) como uma Segunda Idade Média, período em que ocorrem as maiores transformações tecnológicas que determinam o início de uma nova era. Epidemias, alterações climáticas, desastres, tsunamis etc. causaram mutações e fobias que obrigaram as futuras gerações a um convívio virtual. Robôs avatares invadem o mundo. Nos séculos seguintes, há mais robôs do que pessoas na Terra; a humanidade torna-se fraca, mais suscetível às pandemias, que passam a ocorrer com mais frequência devido a uma mutação lenta que começou timidamente no século XX, com pesticidas e a industrialização dos alimentos. Para salvar a espécie, Merlin, sua namorada e seu mestre viajam ao passado recolhendo crianças órfãs, a fim de melhorar a espécie. Acompanham a Família Real a caminho do Brasil em 1808 e assistem à Independência do Brasil, interagindo com o príncipe D. Pedro I. Vão à América do Norte, resgatando crianças órfãs durante a Segunda Guerra Mundial, e finalmente voltam ao Brasil da ditadura de 1977, infiltrados entre os militares da histórica Operação Prato.”

 

CITAÇÃO:

 

“[...] A característica principal que chocou o mundo definiu de uma vez por todas uma nova espécie, e não uma nova raça. A bissexualidade nos jovens aumentava a cada geração, culminando com a presença dos dois sexos num único ser humano, um hermafroditismo tanto físico quanto psíquico. [...]”

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

Começo falando do meu tremendo orgulho em ver mais um autor nacional, trazer uma história fantástica no mundo da ficção científica. Temos de valorizar cada vez mais.

O livro aborda vários assuntos e aspectos da vida humana e futurista. Fala sobre as mutações das espécies, sobre previsões feitas nos séculos anteriores, evolução financeira, tecnológica, doenças, biomas, religião, ciência  e claro, viagem no tempo.

Usa o artifício de passagens entre o passado e o presente que gosto muito, porque mostra uma abordagem mais abrangente e ampliada de um todo.

O início é um tanto lento, porque mostra um pouco sobre o início de tudo e sobre a vida do protagonista, mas não desanimem, porque logo à frente, as aventuras e toda ação ficcional que o livro traz, tornando-o empolgante e dinâmico.

Dá para notar o quanto o autor se esmerou nas pesquisas e mostra uma verdadeira aula de história de vários séculos, inclusive o nosso, o que faz com que nos identifiquemos em algumas ambientações, já que muito se passa no Brasil.

O mais importante em todo enredo, pelo menos na minha visão, é a amplitude do conhecimento, da criatividade e da conexão que o autor retrata através de um adolescente, mostrando que as ideias futuristas já circulam em nosso século  e nos dá a esperança que poderão ser desenvolvidas em breve, facilitando a forma como poderemos cuidar desde hoje, dos nossos problemas. E mesmo sendo uma ficção científica, ele não deixou de lado a questão religiosa, a crença e fé.

Mais que recomendado!

 

NOTA : 4,50 DE 5,00








 

SOBRE O AUTOR:




 

Gestor de fábricas com produção contínua, é tecnólogo e formado em Administração de Produção pela Universidade Cruzeiro do Sul  (Unicsul). Também foi instrutor de área técnica da Escola Senai e participou de cursos de pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na área de gestão de negócios. Por ser um aficionado por histórias de ficção científica, escreveu esta obra baseada em tecnologias que tenham algum fundamento científico. Grande parte das tecnologias descritas aqui já existe em laboratório, mas ainda não é uma realidade comercial, apesar de pertencer às metas dos cientistas para as próximas décadas. São projetos conceituais já publicados, idealizados pelos mais influentes engenheiros e cientistas, mas ainda com custo altíssimo ou prazo longo demais para um planeta dividido em nações, com interesses longe de serem globalizados.


LIVRO CEDIDO PELA EDITORA SCORTECCI.





CHEIRINHOS

RUDY


10 comentários:

  1. Olá
    A literatura brasileira sempre trazendo autores novos e talentosos. Uma ótima dica para os amantes de ficção científica.
    Que bom que gostou da leitura Rudy.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii a premissa, Rudy.
    Como sempre o Grupo Scortecci nos presenteando com ótimos livros

    ResponderExcluir
  4. Ficção científica brasileira, que legal.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa literatura nacional tem tantos tesouros escondidos que fica difícil não se emocionar com uma resenha assim.
    Como ainda não conhecia o livro, estou encantada com tudo qu ele promete e com certeza, já vai pra listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Eu também fico muito orgulhosa de ver nossos Escritores Nacionais nos presenteando com livros incríveis! Só o título do livro já me chamou a atenção, eu adoro livros de ficção científica, adorei a resenha e via para minha imensa lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Que bacana ver um sci-fi nacional tão bem comentado. Eu adoro histórias com viagem no tempo. Fiquei curiosa para saber como a fé é abordada nesse contexto.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy
    Curto muito uma ficção científica, melhor quando escrita por autor nacional, essa sua resenha me deixou super interessada em ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy!
    Confesso que não curto ficção científica, deve ser por isso que não me interessei por O Aluno que Reinventou o Tempo, mas como uma leitora de livros nacionais desejo todo o sucesso ao autor.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rudy
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante ser ficção científica e falar de fé e tantos assuntos legais.
    Já quero! Amooooo livros assim, com vários assuntos retratados.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy