17/11/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #98 - Guia de Investimento - Séries: Se inspire com a garra e força de personagens femininas



A maioria das personagens femininas em séries e filmes, principalmente as produções cinematográficas mais antigas, sempre carregam estereótipos de mulheres frágeis, que precisam de personagens masculinos para ajudá-las a enfrentar os desafios da vida.

A conformação dessas personagens nas obras ficcionais se dá de forma submissa e passiva, o que não favorece a construção da imagem feminina de fato, afinal, a feminilidade não tem nada a ver com fraqueza. 


Involuntariamente, esse estereótipo padronizado acaba fazendo com que as meninas pensem que são menos importantes e menos capazes que os meninos, fazendo-as pensar que devem sempre esperar por seus “heróis”.


E diante de uma resposta a essa estereotipação, seriados e filmes com personagens femininas fortes surgiram, fazendo com que muitas meninas e adolescentes se identificassem e se motivarem a enfrentar e resistir aos problemas cotidianos.


A estimulação desses papéis faz com que as meninas entendam que podem ir além, trazendo uma mudança de postura que lhes permite compreender as mais diversas ocupações da mulher na sociedade.


Por isso é tão importante a representatividade feminina adequada, que mostra realmente que a força da feminilidade é algo bonito e que deve ser considerado. 


Ou seja, os benefícios que a representatividade feminina promove para as meninas e adolescentes, podem ser destacados em:


  • Maior autoestima;

  • Maior autoconfiança para realizar sonhos e projetos profissionais;

  • Melhor preparo para lidar com os problemas da vida;

  • Maior estimulação para as mulheres terem amor-próprio.


É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas muitas empresas de construção e reformas que são evoluídas e que pensam à frente, já possuem grande parte feminina nas equipes colaboradoras. 

Personagens femininas que surpreenderam pela força

De fato, as personagens femininas que mais surpreenderam pela sua força estimulam as outras mulheres a se amarem, como mencionado acima.


E pensando em trazer esse destaque para as mulheres entenderem o quanto são importantes para a sociedade, vamos destacar os principais personagens de séries e filmes para estimular o “girl power” que está cada vez mais forte. Confira:

Mulher-Maravilha

A Mulher Maravilha surgiu a partir do momento como "o novo tipo de mulher que deveria governar o mundo". 


Ou seja, a Mulher-Maravilha tem sido vista como um modelo de poder feminino desde sua criação no início dos anos 1940, e ainda hoje é um símbolo do movimento feminista.


Criada pelo psicólogo e autor americano William Moulton Marston, o objetivo da Mulher-Maravilha sempre foi muito mais do que inserir mulheres no mundo dos quadrinhos.


Logo, essa personagem mostra que as mulheres são fortes, independentes e podem ser donas de si mesmas e não precisam ser resgatadas.


Mas é importante destacar que o verdadeiro feminismo não é contra os homens, e não se constitui em uma luta sexista. Mas sim, uma luta para que mais mulheres estejam presentes em uma empresa de alimentação coletiva sem precisar sentir indiferença. 


A super-heroína, além de inspiradora, também abriu as portas para outras mulheres fortes desse universo. Foi o que aconteceu no último filme da Mulher-Maravilha, mostrando todo o poder que existe naturalmente em cada mulher.


Dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, a Mulher-Maravilha, o filme traz à tona as origens dos personagens e apresenta parte da infância e formação das Amazonas. 


Antes de se tornar a Mulher Maravilha, ela era Diana de Themyscira, uma princesa amazona treinada para ser uma guerreira incomparável.


Crescendo em uma ilha paradisíaca escondida e protegida, tudo muda quando um piloto americano chega ao seu território e avisa que um grande conflito está se formando no mundo. 


Diana sai de casa convencida de que pode parar a ameaça crescente. Lutando ao lado dos homens em uma guerra para acabar com tudo, Diana descobre sua força e seu destino.

Hermione Granger – Harry Potter

Interpretada por Emma Watson, a personagem possui admirável força, inteligência, sagacidade e, o mais importante, solidariedade. Mesmo em grandes batalhas, ela se esforça para ajudar aqueles que ama. 


Ou seja, esse é um exemplo de personagem perfeito que une a feminilidade com a força, sem precisar ser parecida com o masculino em si. Apesar de ser uma bruxa, Hermione enfrentou muito preconceito porque seus pais eram pessoas sem magia. No entanto, ela mostrou sua força. 


Todos os traços feministas também podem ser encontrados na atriz que a interpreta, pois Emma Watson sempre lutou pelos direitos das mulheres em discursos e convenções.


Sem dúvidas, é tanto uma personagem como uma mulher que inspira outras mulheres a buscarem seus ideais, seja para trabalhar em uma empresa de cabeamento de rede, ou para começar um empreendimento. 

Princesa Merida – Valente

Merida é uma personagem da Disney que se destaca pela sua valentia, ousadia de quebrar padrões impostos, e também pelo seu visual, em que os cabelos cacheados ganharam força. 


Ou seja, é uma personagem que estimula a um grande empoderamento para mulheres e meninas com cabelos cacheados. 


Na história, a princesa luta contra as regras impostas pela sociedade em que vive, com foco em sua atitude de coragem se recusando a viver de acordo com o padrão de feminilidade, em que precisaria se casar apenas por obrigação.


É claro que hoje em dia essa questão de casamento por obrigação não é mais um fator de preocupação, afinal, isso é raro na nossa cultura brasileira. 


Mas é de fato uma personagem incrível, que promove a autoestima das mulheres de cabelos cacheados, e inspira para que as mulheres sejam valentes para quebrar padrões.


Ou seja, contribui para que mais e mais mulheres realizem trabalhos considerados masculinos, como fabricação de equipamentos para automação residencial.

Daenerys Targaryen – Game Of Thrones

Daenerys é uma das personagens femininas mais poderosas da super série icônica de Game of Thrones. 


Interpretada na série por Emilia Clarke, ela nos deixa uma das lições mais importantes que essa personagem tem a nos ensinar: não deixar a vontade de lado e não ceder à pressão masculina. 


Essa é uma importante personagem que é um exemplo de generosidade e liderança que luta pelo bem-estar do povo.


Portanto, seja para realizar um empreendimento de uma loja fabricante de sandálias sem temer a opinião de um homem, ou para realizar uma ação social para ajudar as pessoas em sua comunidade, essa é uma personagem formidável que inspira muito. 

Katniss Everdeen – Jogos Vorazes

A personagem Katniss Everdeen da trilogia de livros e filmes Jogos Vorazes é outra personagem que inspira muito a coragem das mulheres. 


Interpretada por Jennifer Lawrence, ela é um símbolo de força e resistência à opressão onde vive. A personagem luta pelo que acredita e, ao longo da trilogia, tenta proteger os entes queridos e combater o que considera injusto e abusivo.


É uma boa personagem para inspirar as mulheres a buscarem ajuda no ambiente de trabalho, para combater todas as injustiças que acometem as mulheres no meio corporativo, e contribuir para buscarem uma melhor saúde ocupacional.

Enola Holmes

Esse é um novo filme da Netflix que faz uma grande representatividade feminina, e fala sobre a busca da jovem e intrépida Enola Holmes por sua mãe desaparecida. 


Como seu nome sugere, ela é a irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes. Além de promover a questão da representatividade e protagonismo feminino, o filme também aborda a falta de liberdade das mulheres na Londres vitoriana. 


Assim como é incrível encontrar uma boa promoção de pote de sorvete atacado, esse filme é uma bela produção para acompanhar esse sorvete.


Sem contar que é co-produzida e protagonizada pela excelente atriz adolescente Millie Bobby Brown.

Anne with an E

Não é de se espantar que essa foi uma série que conquistou o coração de legiões de fãs, tanto mulheres como homens que também prezam pela igualdade. 


Um dos motivos é a personalidade inspiradora do protagonista, uma mocinha órfã que é enviada por engano para uma pequena aldeia para viver com irmãos solteiros. 


Com apenas 13 anos, Annie já era uma garota com visão de futuro, discutindo temas como feminismo e irmandade. Uma bela história de família, amadurecimento e relacionamentos - complementada por incríveis paisagens de tirar o fôlego.

Arlequina - Aves de Rapina

O filme mostra a trajetória de Arlequina após terminar com seu ex, o vilão Coringa. No final, ela se une firmemente a outras mulheres para enfrentar o vilão perigoso Máscara Negra, saindo do momento de término se reinventando para a sociedade. 


Além disso, o roteiro e a direção do filme são assinados inteiramente por mulheres. Ou seja, é definitivamente uma das obras cinematográficas mais recomendadas para mulheres empoderadas que trabalham com materiais hospitalares ou qualquer outro segmento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 .

CHEIRINHOS
RUDY






9 comentários:

  1. Sim, mesmo que a maioria das produções e livros ainda teimem em retratar mulheres frágeis e dependentes, algumas produções mostram o poder da mulher. Como não se lembrar da Mulher Maravilha, Hermione e Daenerys.

    ResponderExcluir
  2. Um texto que inspira e emociona! Personagens das quais gostaria de ser amiga

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Amo filmes, livros, séries, novelas, com personagens femininas fortes e inspiradoras, todos os exemplos citados são excelentes, minha favorita a Merida. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Merida!!!!Eu falo tanto dela pra minha Rafaela rs e claro, Moana que foi atrás do que acreditava e pôde mostrar ao seu povo que ela era capaz, mesmo sendo menina!!!!
    Há tantas mulheres inspiradoras, na literatura, no cinema, na vida!!!
    E precisamos de todas elas sim!!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Adorei o texto, tem muitas mulheres fortes e inspiradoras nas séries, novelas filmes, eu adorei a personagem da Daenerys Targaryen – Game Of Thrones, amei essa série!

    ResponderExcluir
  6. ola
    Mais um texto bem explicativo mostrando a força das mulheres ,temos
    muitos exemplos de mulheres fortes no cinema ,nas séries ,nas novelas .

    ResponderExcluir
  7. Exemplos maravilhosos de personagens femininas que representam muito bem as mulheres e nos inspiram demais.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo completamente, a feminilidade não tem nada haver com fraqueza... Hermione e princesa Merinda são minhas personagens preferidas, com sua força, inteligência e coragem!
    Amei o texto. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Todas essas personagens são realmente inspiradoras e essa lista poderia ter muito mais nomes hein, senti falta da Elsa (risos), Hermione, Merida e Anne são minhas queridinhas.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy