24/03/2012

RESENHA #18 - "PRESENTES DA VIDA" - EMILY GIFFIN


LIVRO  : “PRESENTES DA VIDA”
TÍTULO ORIGINAL: “SOMETHING BLUE”
AUTOR: EMILY GIFFIN
TRADUÇÃO: PATRICIA DIAS REIS FRISENE
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –383
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-6329-94-7


 

CITAÇÃO: “Mas, apesar do nosso romance ascendente, Marcus nunca pediu para que eu cancelasse o casamento. Nem uma vez. Nem mesmo quando eu o pressionei, lhe perguntando diretamente se ele queria que eu fizesse isso.” (pág. 59)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA = As letras em pequeno relevo e vermelhas dão destaque, tendo um parque ao fundo e um buquê de flores jogada no gramado, percebe-se que é uma montagem, porém ficou boa.
Feita por Luciana Melo e Monika Mayer.
(nota:   4,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Letra mediana preta em folhas levemente amareladas, facilitam a leitura.
Os capítulos visualizados por numeração com um logotipo pequeno em forma de laço.
Sem sumário, pois os capítulos não tem títulos, é dividido em agradecimento, prólogo e 33 capítulos.
Muito boa a diagramação.
(nota:  4,80  de 5,00)

- ESCRITA: Narrativa hilária feita em primeira pessoa pela protagonista Darcy, intercalada com diálogos interessantes.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “Ele bufou, mas não protestou. Então, é claro, eu tentei ir mais longe. ‘Pare, enquanto está ganhando’ é um conselho que nunca segui.” (pág. 208)

RESUMO SINÓPTICO: 

“Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.”

Darcy tem uma beleza invejável, entretanto é fútil e manipuladora. Criou um mundo dela onde a beleza e superficialidade são extremas e quer que todos façam sua vontade e realizem seus desejos. Nunca acha que está errada e acredita que foram as pessoas que causaram mau para ela e tornaram sua vida sem sentido. Mantem uma disputa velada, desde a infância, com sua amiga Rachel, mas até essa amizade ela conseguiu destruir... Tem um noivo perfeito, Dex Thaler, entretanto, o trai com Marcus, amigo e padrinho do casamento dela com Dex e acaba engravidando...

CITAÇÃO: ”Então, sempre pronto para registrar os nossos momentos especiais, ele estendeu as suas mãos e tirou a nossa foto de noivado. Eu sabia que o meu cabelo estava bagunçado pelo vento e que os nossos narizes estavam vermelhos por causa do frio, mas eu não me importava. Eu tinha aprendido a não dar tanta importância a essas coisas superficiais, a valorizar o conteúdo e não a forma. Eu sabia que toda vez que eu olhasse para aquela foto nossa em uma montanha da Escócia, eu não veria imperfeições e apenas me lembraria das palavras do Ethan: ‘Eu quero que seja oficial. Eu quero que seja para sempre.’”(págs. 382/383)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:   

 O enredo geral do livro é interessante. Fala sobre amizades de infância, sobre traições e sobre o crescimento pessoal da protagonista Darcy, mulher fútil e superficial.
Ao ler é difícil imaginar uma pessoa como Darcy, que faz tudo a seu bel prazer e sente-se eximida de qualquer culpa, imputando sempre a outrens os erros dos fracassos que acontecem a ela. É algo exacerbado, que extrapola a realidade. Pessoa totalmente desestruturada psicologicamente que necessitava de tratamento psicológico, sério.

O bom é que ao ir em busca de Ethan, um amigo (que ela nem considerava tão amigo por ser mais amigo de Rachel, sua amiga de infância e rival) de infância que agora mora em Londres, consegue passar a enxergar as dificuldades e tentar melhorar como pessoa. É uma verdadeira lição de vida.

Embora a leitura não seja vibrante e empolgante, seja um tanto enfadonha em alguns trechos e capítulos detalhistas por demais e repetitivos, o livro traz uma lição interessante e que quando se quer realmente uma mudança, ela pode acontecer...

SOBRE O AUTOR: 
Emily Giffin é formada pela Wake Forest University e pela Escola de Direito da Universidade de Virgínia. Depois de trabalhar em uma empresa de advocacia por vários anos, mudou-se para Londres para escrever em período integral. Autora de quatro romances indicados a best-sellers pelo New York Times O Noivo da Minha Melhor Amiga, Presentes da Vida, Baby Proof e Ame o que É Seu, vive hoje em Atlanta com seu marido e três filhos.




BIOGRAFIA:
Até Que Ele Nos Separe
Coisas do Coração
Escolhi o teu amor
O Noivo da Minha Melhor Amiga

NOTA: 3,80 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

 CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!



cheirinhos
Rudy

 Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!

 Comenta - Recados e Imagens (8989)



Sua sorte do dia (24 de mar)
O trabalho ensinará você como se faz.

6 comentários:

  1. A história em is parece legal!
    um ótimo fim de semana!!!
    bjks querida Rudy!
    http://meumundorosamel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler Presentes da Vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. seguindo flor retribui?
    conxistasonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito bom, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Já tentei ler esse, mas achei cansativo e parei.
    Porém, quero começar de novo, pois os livros da Emily parecem ter boas mensagens.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tenta, as vezes não é o momento certo.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy