19/04/2015

RESENHA #23 - ”O ENCANTADOR DE FLECHAS” (LITERATURA NACIONAL) - RENAN CARVALHO



LIVRO:”O ENCANTADOR DE FLECHAS”

(LITERATURA NACIONAL)

SÉRIE:SUPERNOVA

AUTOR: RENAN CARVALHO

ILUSTRAÇÃO: LICÍNIO SOUZA
EDITORA: NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 438
1ª  EDIÇÃO
1ª  IMPRESSÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-85-8163-679-5

 Supernova
 




CITAÇÃO: A honestidade não é uma característica forte em mim, só que ultimamente eu não tenho sido honesta nem comigo mesma. Tenho fingido permanecer inerte diante de uma enxurrada de sentimentos medíocres como o medo, a pena, a compaixão e o amor. Já não adianta, não consigo mais me enganar. Todas essas sensações estão afetando meus objetivos e, neste exato momento, elas me cegam de tal forma que não consigo continuar...” (pág. 213)


 






ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Rapaz louro com arco nas costas observando atrás da parede um bruxo (?) todo de preto com espada na mão e pedindo silêncio.

Capa feita por Licínio Souza.

Bem bonita!





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Folhas amareladas com letras pretas.

Conteúdo: dedicatória; sumário; prólogo; dividido em quatro partes numeradas em romanos, com títulos e por quem é narrado, além de logotipo de arco e flecha estilizados; são 30 capítulos numerados;  três apêndices: personagens, guia de Acigam e a ciência das energias; capítulo extra e iniciação do livro II: A ESTRELA DOS MORTOS.



Ilustrações de Licínio Sousa. 





Impressão e acabamento Corprint 300115.

Produção editorial Equipe Editora Novo Conceito.

A diagramação está completa e perfeita!!!



(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em 1ª pessoa pelo protagonista Leran Yandel nas partes I, II e final; e por Judra na parte III.

Os diálogos são dinâmicos e a escrita condizente com o enredo fantástico, de fácil entendimento e fluidez.

Não encontrei erros de qualquer forma (mas pode haver, o fato é que fiquei tão envolvida na leitura que nem percebi se havia algum erro gráfico ou ortográfico).





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Rapidamente alcançamos o solo e, em seguida, a parte dos fundos do palácio, onde não encontro nenhum sinal de guardas. Neste momento, todos lutam contra os rebeldes que tentam invadir o lugar. Nem imaginam o que acabou de acontecer na torre.” (pág. 388)



RESUMO SINÓPTICO:



Leran Yandel mora em Acigam, local isolado, com ditadura implacável pela opressão de seus governantes  e com ameaça de guerra civil. De um lado a Guilda, tipo uma sociedade secreta que aprendeu a observar os fenômenos da natureza e desenvolveu estudos, usando os ensinamentos da Ciência das Energias que serve de matéria-prima para tudo que existe, desenvolveram um conhecimento avançado, levando sua civilização à supremacia. Do outro lado um governo tirano, que recruta soldados para se tornarem especialistas em aniquilar ‘magos’ praticantes da nova ciência (A Guilda).



Leran está terminando os estudos e terá de escolher entre ser soldado governante ou trabalhar no comércio de Acigam com seu avô Brtor, que tem uma loja e começa a ensiná-lo a arte da manipulação dos elementos da natureza. Seu sonho mesmo é desbravar as fronteiras de Acigam e conhecer novas cidade, estados, países...as fronteiras entretanto estão fechadas e ele ainda se sente responsável pela mãe Laura e irmã Luana.



Na escola Leran treina com arco e flecha e de acordo com seu professor Cortez é o melhor aluno que tem na arte da arqueria. No dia da formatura, Leran é convidado por Felix Barolfen, capitão da Guarda Real que serve ao Rei Evandro Cadorcia a fazer parte da guarda real.Leran promete pensar na proposta até se ver envolvido na rebelião e tentar aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.



Conhece Judra de forma casual, aparentemente casual e acaba se apaixonando; passam a manter contato diariamente e o amor é inevitável de ambas as partes... até que descobre que esse ‘namoro’ está fadado ao fim...









ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe da minha predileção pela ficção científica, um dos primeiros estilos que aprendi a ler na infância através dos contos de Issac Isimov; aliada a ficção, o gênero fantasia ligada a magia, é outra de minhas paixões. E foi tudo isso que encontrei nesse livro.



Fazia tempo que não lia uma ficção fantasia tão bem escrita, carregada de detalhes importantíssimos para o entendimento do enredo e para a compreensão de todas as vertentes que se desenrolam no enredo altamente criativo e envolvente.



E talvez os detalhes a que temos de estar atentos seja o ponto questionável para algumas pessoas, porque se não tiver atenção, poderá perder a vertente da estória e pode se tornar um ponto negativo. Não para mim porque amo os detalhes, por causa dos livros de suspense e policial, mas para os leitores um tanto mais desatentos.



Veja, não quero dizer com isso que a história não seja dinâmica, muito pelo contrário, a ação permeia o livro do início ao fim, cheira de reviravoltas e novos acontecimentos inseridos na trama durante toda a leitura; porém aqueles leitores que querem apenas a ação sem explicação, poderá não achar o livro tão bom. Mas é bom demais!



Da construção das personagens às descrições dos lugares, das magias, das lutas, tudo é bem elaborado, tem profundidade e não ficamos com pontas soltas. Tudo é explicado a seu tempo e claro, deixando o gancho para a continuação da série.



Já deu para notar que o livro me conquistou de maneira integral e sabe o que é o melhor, é de um autor nacional gente! Vê que orgulho para nós! Recomendo o livro várias vezes para os amantes de uma boa ficção fantasia.







NOTA : 5,00 de 5,00




smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro





SOBRE O AUTOR:

 

BOOKTRAILLER:





CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
 
cheirinhos
Rudy 


13 comentários:

  1. Oi, Rudy.

    Eu li esse livro tem uns dois meses e simplesmente amei. Gosto muito de fantasia é poder brindar um autor nacional me deixa super feliz. Quero logo o próximo livro, fiquei super curiosa com o que acontecerá com Leran e Judra. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  2. Já espero muito desse livro apenas pela nota que ele teve (5/5) vou procurar para ler e saber mais.Vi que vou adroar e é um gênero que adoro.

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser encantadora. Vou ver se consigo ele pra ler,pois fiquei curiosa a respeito da trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Os livros de fantasia são encantadores, não tenho experiências boas com eles, mas teve alguns que me encantaram. Confesso que fiquei dividida por esse livro, ao meso tempo que parece dinâmico tenho medo que o autor tenha transformado os detalhes em algo enfadonho. Mas fiquei curiosa para saber o que ameaça o romance.

    ResponderExcluir
  5. Li uma resenha anterior sobre esse livro, me apaixonei, quero muito ler. Achei a história interessante, o estilo de fantasia que eu gosto!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy
    Também amo fantasia por isso separei este livro para mim assim que chegou pois gostei da capa e do título. Esta é a primeira resenha que leio e você só confirmou minha vontade de ler o livro.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  7. bom... vamos lá né Rudynha... um livro cinco estrelas e tanto entusiasmo de sua parte só faz com que este se torne obrigatório pra mim. vivo protelando a leitura deste, passando por inúmeras resenhas, mas na realidade queria sua opinião e de mais algumas outras pessoas que curto de montão nesta grande teia. sou como você, avesso a clichês, lemos de tudo, só que a FC bem escrita é tudo de bom, é presente, passado e futuro, tudo dentro da mesma embalagem, e talvez por isso seja tão rica. daí vem você com esta resenha arrasa-quarteirão e de um autor brasuca e deixa todo mundo em polvorosa. já fui correndo atrás de mais informações e sei em breve sai a continuação da saga que tem previsão de 3 livros. sensancional... parabéns por nos trazer informações sempre quentinhas. bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rudy. Eu adoo uma fantasia, mas pelo que vi este livro está mais voltado pra ficção científica, que não é muito o meu forte. Mas, que bom que o livro te conquistou tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Rudy,
    Confesso que fiquei com receio e medo de me perder, mas prometo ler com atenção, pois quero encontrar tudo de bom que encontrou nessa aventura. Bjos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fantasia e ficção científica estão entre meus gêneros favoritos, então já vi que vou amar o livro.
    Amei a diagramação e o enredo é tão envolvente. Nunca mais li uma boa ficção.
    Amei os personagens desde já e to louca para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li dois dessa série e quero o próximo.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy
    Parece ser bem legal e interessante. Com muita ação.
    Quero ler mais ficção e esse vai pra lista. Dizem que esse autor escreve muito né.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy