20/10/2019

RESENHA #50 - “O TIPO CERTO DE GAROTA ERRADA” (LITERATURA NACIONAL) - A. C. MEYER


LIVRO: “O TIPO CERTO DE GAROTA ERRADA” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: “AS GAROTAS”
LIVRO: 01
AUTORA: A. C. MEYER
EDITORA: GALERA RECORD
PÁGINAS – 280
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE NACIONAL
ISBN: -  978-85-0111-402-0

O Tipo Certo de Garota Errada

CITAÇÃO:

“Não adianta fugir do amor, cara. Quando você encontra aquela pessoa que faz você perder o fôlego, a noção, a razão e o controle, é preciso segurá-la com toda a força e não deixá-la ir embora. Caso contrário, o vazio da perda deixa um buraco no peito.” (pág. 170)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma moça linda com a mão na cabeça cobrindo um os olhos e aparentemente semi nua com tatuagem colorida de rosa no ombro.
Achei a capa belíssima e perfeita, a própria protagonista Malu.
Capa: Marília Bruno.

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e as letras pretas acima da média que facilitam demais a leitura.
Tipologia Adobe Caslon e papel offwhite no Sistema Cameron.
Conteúdo: pensamento e dedicatória com ilustração de arbusto e flores; trinta e três capítulos numerados e com pensamentos ou trechos de músicas no início, bem como a identificação a quem se refere cada capítulo; epílogo; playlist; e, agradecimentos.
Diagramação completinha, perfeita.
 Formato:16 x 23 x 1,5 cm
Projeto gráfico: Marília Bueno.

NOTA: 5,00 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa, intercalada entre os dois protagonistas principais, o que dá uma noção do que cada um pensa e sente. Tem diálogos complementares.
Pensamentos indicativos ao início de cada capítulo e alguns trechos de músicas, também durante a narrativa. Simplesmente adorei!
Sim, existem algumas pequenas correções a serem feitas, porém nada que atrapalhe a leitura e o entendimento.

NOTA: 4,80  DE 5,00

CITAÇÃO:

“ A vida tem um jeito engraçado de colocar as coisas no lugar.” (pág. 243)


SINOPSE:

“Escolher uma profissão, ajustar a relação com a família, sair da casa dos pais, faculdade, descobrir talentos pessoais, aprender a se relacionar. Ufa! O início da vida adulta não é nada fácil. Principalmente se você não é exatamente aquele tipo certo de garota.
Aquele que frequenta todas as aulas da faculdade que o pai escolheu e sabe o que quer. O orgulho do papai e da mamãe. Aquele tipo de garota com o cabelo perfeito e hábitos saudáveis.
Malu não é nada disso.
Por outro lado, ela vive plenamente, como se cada dia fosse o último, e nada parece abalar sua coragem e determinação. Em meio a um problemático relacionamento com os pais, ela começa a faculdade de Direito a contragosto e lá conhece Rafael.
Rafa está terminando o curso e os dois se tornam inseparáveis. Mas é só amizade. Até outro sentimento começar a falar mais alto.
Com a atração se tornando incontrolável Malu e Rafa se permitem viver uma relação sem compromissos: livre, mas ao mesmo tempo intensa e apaixonada.
Até que o destino os coloca diante de uma armadilha cruel.
Pode o amor ser mais forte que o medo de amar?”

CITAÇÃO:

“Quando a gente se depara com a possibilidade de morrer, tudo muda dentro de nós e das pessoas ao nosso redor. [...]” (pág. 266)

RESUMO SINÓPTICO:

MARIA LUIZA BRAGANÇA (MALU) é filha do Juiz Dr. Eduardo Figueiroa Bragança e da socialite Lucia Bragança. São frios, indiferentes e distantes, nunca deram carinho, beijos e abraços para ela e o irmão dois anos mais novo,  EDUARDO FILHO. E muito estudioso, aos 15 anos já tinha sido aprovado em dois vestibulares para o curso de Direito. Malu sonhava em fazer artes plásticas e viver da sua arte, mas os pais não permitiram. Passou na faculdade de Direito e foi para cidade grande morar em um dos imóveis do pai que a sustentava. Tornou-se uma ‘turista’ na faculdade e transformou um dos quartos em ateliê para continuar o que gostava de fazer que é pintar.
RAFAEL MONTEIRO estava quase terminando a graduação em Direito quando se depara com uma garota ‘perdida’ no corredor, a procura da sala correta já que era o primeiro dia de aula dela e estava totalmente perdida. Malu tinha apenas dezessete anos e era irreverente, cabelos pintados, tatuagens e sem preocupação com nada. Apesar da situação financeira dos pais ser muito boa, ela não se sentia uma princesinha, estava mais para rebelde. Desde desse primeiro encontro, Malu e Rafa se tornaram inseparáveis, melhores amigos, ele era o único que tinha a chave do apartamento dela.
Malu vai levando a vida de estudante de direito e trabalha a noite em um barzinho para poder comprar o material para sua pintura, já que o pai controlava todos os gastos e não permitia que ela pintasse. Quase no final do curso ela tenta mais uma vez convencer os pais para tentar mudar o curso de Direito por Artes plásticas. A maior briga e Malu ‘chuta o pau da barraca’ e diz que não aguenta mais e vai fazer o que quer... O pai a expulsa de casa e diz que ela terá de sobreviver sem o dinheiro dele e tem um mês para sair do apartamento.
Rafa chega e encontra Malu chorando... conta tudo para ele o que aconteceu e diz que agora terá de se virar sozinha e viver de sua arte. Rafa como bom amigo, logo interfere e consegue levar uma amiga do pai que é marchand para avaliar as obras de Malu e lá mesmo ela já vende uma das obras que dá para Malu alugar um apartamento, comprar seus materiais e viver bem durante um tempo e Hellen já combina uma exposição na Galeria de arte dela. A exposição foi um sucesso e todos os quadros foram vendidos...
Apesar de toda irreverência e independência de Malu, sempre se sentiu solitária, mesmo sendo a alegria de todos os lugares onde ia e dos amigos, no seu íntimo, era triste e solitária. E virgem. Nunca se interessou por nenhum ‘menino’ ao ponto de ‘se entregar’. Os amigos dela e de Rafa sempre os viam como ‘namorados’, embora nunca tivessem nada além de amizade. Um dia em uma festa, acabam se olhando de forma diferente e resolvem ‘ficar’, tudo muito explicitado: não queriam nada sério um com o outro, apenas sexo.
O destino no entanto, transforma a vida desses dois... algo inesperado acontece e não é nada bom. O que será da vida de ambos daqui para frente?

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Já tive oportunidade de ler outro livro da autora e já tinha gostado muito, entretanto, esse foi um dos melhores livros que li esse ano. Carregado de emoção de todos os tipos: dramas familiares, amizade, amor verdadeiro, solidão, arte, música e doença grave. De um instante para o outro, torcemos para que a amizade se torne relacionamento sério, e logo em seguida, estamos às lágrimas de tanta tristeza e com todo sofrimento da protagonista.
Um enredo muito bem escrito, carregado de contradições e ao mesmo tempo, com essência de amor, amor de todas as formas e também com seus antagonismos, é claro. É um daqueles livros onde queremos colocar a protagonista no colo e cuidar dela, dar todo amor que temos em nosso coração. E ainda tem Rafa que é o rapaz dos sonhos de qualquer mulher, um fofo!
Todas as personagens foram tão bem construídas, inclusive as personagens secundárias que em alguns trechos, se tornam até personagens principais de tanta que é a interação entre eles e de como são bem elaborados. Acredito que alguns deles sejam protagonistas dos próximos livros da série, vamos ver.
Um dos pontos que mais gostei, foi o fato de Malu e Rafa irem evoluindo a cada ano, aprimorando cada vez mais a amizade entre eles, o medo de perderem essa amizade em troca de um relacionamento que poderia não dar certo. A força de Malu e a coragem dela, não sei se teria a coragem que ela teve para tomar algumas decisões primordiais e definitivas.
Fato é que o livro é um dos mais completinhos que já li esse ano, tanto que cheguei a favoritar, portanto, claro que recomendo porque é uma leitura tão intensa e mesmo gostosa, os mais sensíveis, andem com uma caixinha de lenços de papel, porque tenho certeza que irão se emocionar muito.

NOTA : 5,00* DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE
Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -A. C. Meyer

A.C. Meyer mora no Rio de Janeiro e é viciada em livros. Mesclando diversão e romance, atinge o tom das comédias românticas que encantam do começo ao fim. Sua série After Dark é um enorme sucesso entre as leitoras.

CHEIRINHOS


RUDY




29 comentários:

  1. Olá Rudy! Estou doida pra ler esse livro, também já li outros livros dessa autora e gostei muito da sua escrita, essa sua resenha me deixou aina mais interessada em conferi essa história super emocionante. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Tomara que consiga ler porque é um livro bem amorzinho e dolorido.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Já vi esse livro, Rudy, mas é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Melhor coisa é você achar um livro completo.
    Confesso que fiquei bastante curiosa, ainda mais por você ter favoritado, e tamem pq amo livro com uma boa dose de drama.
    Amei a premissa e a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Eu adoro essa capa, ela é tão bonita ♡
    Já li outros livros da autora e gosto bastante da escrita dela, então estou bem animada para conhecer essa história!
    Já me deparei com esse livro mais de uma vez nas redes sociais, mas nunca tinha parado para ver do que de fato ele falava, mas agora que sei necessito fazer essa leitura kkkk. Adorei essa premissa!
    Que bom que os personagens são bem construídos, acho isso algo essencial nos livros.
    Eu adoro livros que retratam amores que nascem de amizades, é tão legal acompanhar novos sentimentos irem surgindo entre os personagens, ver eles se apaixonando...
    Enfim, muito obrigada pela indicação! Estou muito animada para conferir a história de Malu e Rafa!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      O livro é mesmo bom demais e vale a pena.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Li dois outros da autora e não gostei, mas adorei sua resenha, por ela, é claro que já quero lê-lo!
    A Malu parece sofrer tanto com esse pai secão dela, poxa. Ainda bem que o Rafa vai ajudá-la.
    Parece ser daqueles romances que têm um pouco de tudo: amor, drama, recomeços, e muito aprendizado.
    Já quero!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Primeira pessoa que vejo que não gostou dela, mas, é questão de gosto não é?
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi Rudy, já li um livro da autora e lembro que adorei demais, este livro me encantou por esta capa linda, mas nunca tinha lido uma resenha, vou colocar na listinha de desejados!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amiga querida!
    Acabei de chegar do correio e seu livro, nossa coletânea já está a caminho. espero em Deus que lhe agrade, foi com carinho e gratidão. Me comunique quando receber. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes!
      Agradeço querida e aviso sim quando chegar, farei uma postagem oficial.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!!
    Adoro os livros da A.C. Meyer, adorei a resenha e fiquei com muita, muita vontade de ler, gostei muito do jeito irreverente da Malu e que não aceita que os pais decidam o seu destino e que casal mais fofo que a autora criou, gostaria muito de ler se tiver a oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Apesar de eles serem bem diferentes, são uns fofos memso.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oiii ❤ Nossa, quero muito ler esse livro! Gosto muito da escrita da A. C. Meyer, parece que a cada livro ela melhora ainda mais e surpreende.
    É muito triste que os pais de Malu serem tão frios e que não deixem ela cursar artes plásticas.
    Quero muito conhecer o Rafael, já que ele parece um personagem maravilhoso. Estou curiosa para saber como ele e Malu passam da amizade para algo mais, quero muito ver como essa relação vai funcionar.
    Espero que as coisas melhorem para Malu.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      O Rafa é um amor, pode crer.
      Leia que sei que vai gostar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá Rudy!
    Não li nada da autora mais ao ver aqui me pareceu bem interessante. Tem uma ótima premissa e uma historia bem envolvente. Gosto quando o livro traz esses sentimentos de amor, amizade e principalmente assuntos familiares. Espero muito ter a oportunidade de ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      O livro é ótimo.
      Tem resenha de outro livro dela aqui no blog.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Gostei do fato que o livro relata alguns anos, assim dá para ter uma ideia melhor sobre os acontecimentos. Bom saber que o livro trás trechos de músicas, adoro quando isso acontece.
    Que pena que Malu não faz o que gosta de inicio por causa dos pais controladores que tem, mas que bom que ela toma a decisão de não continuar mais na mesma situação.
    Fiquei interessada para saber sobre a história da Malu e do Rafa, e saber o que acontece que pode mudar a vida deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      É um livro tão intenso e surpreendente que nem sei explicar...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Que quando um livro provoca tantas sensações assim no leitor, quando nos aproxima das personagens e nos coloca em seu universo. Gosto desses capítulos que intercalam as visões dos protagonistas. O livro parece ter muitos elementos pra conquistar qualquer leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Amei tanto esse livro, sabia?
      Completinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Não li nada da autora mais ao ver sua resenha me pareceu bem interessante. Tem uma ótima premissa e uma historia bem envolvente com personagens ainda mais envolventes vou procurar ler

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a autora, mas pelo que vi ela deve ser muito boa. Já o livro parece interessante, pois deve causar muitas sensações nos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Muito bom a autora.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Oi, Rudy! Parece ser bem aquele tipo de livro que se a gente torcer já sai lágrima rs. Gosto de me emocionar com histórias assim.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy