28/01/2020

DIVULGAÇÃO CULTURAL #13 - EDITORA BOOKMARKS

Olá alegres e felizes!


[Gêneros Literários] Romance histórico




É fato de que os romances históricos, de época e medievais conquistaram o coração dos leitores de romance. Mas você sabia que existe uma diferença entre esses gêneros? Esse é o nosso tema de hoje na coluna Gêneros Literários!
O romance histórico surgiu no início do seculo XIX, e tinha como característica a reconstrução dos costumes, da fala e das instituições do passado. Para tanto, se servia de um enredo fictício e misturava personagens históricos com os de ficção. O romance histórico mais relevante mundialmente foi Guerra e Paz, de Tolstoi. Desse gênero, se derivou o chamado "romance de capa e espada", romances com clima de aventura e com heróis cavalheirescos e teve como principal referência "Os três mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Esse tipo de romance foi um dos principais meios encontrado pelos românticos brasileiros para a reinterpretação nacionalista de fatos e personagens da nossa história, numa revalorização e idealização do nosso passado. As principais referências brasileiras são José de Alencar, Bernardo Guimarães e Franklin Távora.
Com o passar do tempo, o romance histórico no Brasil começa a fundir narrativa policial, fatos políticos e abordagem histórica, como é o caso dos livros Agosto, de Rubem Fonseca — que expõe os acontecimentos políticos que levaram Getúlio Vargas ao suicídio — e Olga, de Fernando Moraes — que retrata a história da esposa de Luís Carlos Prestes —, entre muitos outros.
Podemos então dizer que os romances históricos são aqueles que retratam a vida e costumes de uma época e um lugar, ambientadas em um período anterior a 1950, mesclando fatos históricos e fictícios. Temos aí o fator diferencial: a presença de fatos reais, mesmo que apenas como pano de fundo ou modificados pelos autores.
Assim como os demais gêneros do romance, pode ser dividido em diversos subgêneros, como: romance clássico, romance regencial, romance cultural, romance erótico, romance medieval e romance de época.
Por se tratar de um tema complexo, falaremos mais desse assunto em outros posts. E você? Lê ou leu algum romance histórico? Gosta do gênero? Conta pra gente! Até a próxima!

Fonte:
Livros & Fuxicos
Além de 50 tons
Meu mundinho fictício
Wikipedia

cheirinhos
Rudy

Resultado de imagem para Comenta

10 comentários:

  1. Oiii ❤ Achei tão legal saber como surgiu o romance histórico! Já li e adoro livros nesse estilo, gosto de histórias que mostram quais eram os costumes da época e tudo mais.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Adoro romances histórico, tipo os da Lucinda Riley!
    Amoooo!
    São ótimos e nos faz aprender mais!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Acho essas divulgações da Bookmarks um arraso!
    Romance histórico brasileiro me faz lembrar da época da escola.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy! Super legal essa explicação sobre romance histórico, curto muito esse gênero, é um dos meus favoritos. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy
    Adorei a ideia da editora explicar a respeito dessa classificação dos romances.
    Eu adoro ler romance histórico, já faz uns anos que li Olga e quero reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!!
    Adoro romances históricos, muito interessante saber como iniciou esses romances maravilhosos!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante essa diferença entre esses gêneros, geralmente chamamos todos de romance de época. Adorei saber.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy!
    Que interessante o post. Gostei bastante de conhecer mas sobre o romance historia, ele sempre estar presente na literatura.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. ola RUDY
    É bom saber dessas classificaçoes não é mesmo? E esse post está bem esclarecedor com os exemplos dados
    eu sempre achei que os romances de outra epoca eram romances historicos por causa dor romance da nova cultural
    depois que foi sendo classificado como romances de epoca e romances historicos
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ Ahhh, romance histórico é comigo mesma ♡ Pensa em um gênero que eu adoro! Acho interessante conhecer os costumes de outras época.
    Adorei o post, muito bacana ♡ Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy