16/09/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #131 - JAYANE MIRANDA - Dicas que todos deveriam saber ao fazer a limpeza de suas casas para facilitar o trabalho

 OLÁ ALEGRES E FELIZES!





Fazer uma boa limpeza em casa é o sonho da maioria das pessoas. Afinal, em um mundo cada vez mais movimentado e corrido, o tempo para conseguir deixar sua casa em ordem é muito mais escasso.

Por conta disso, as pessoas procuram adaptar suas rotinas com dicas que possam tornar esse processo fácil, conseguindo uma boa limpeza e ainda dando conta de todas as outras atividades da semana, por exemplo, fazer o pagamento dos serviços de portaria.

Ademais, ter uma casa limpa e cheirosa é uma ótima sensação, e isso pode ser realizado com um bom trabalho, sem que você precise se desgastar tanto para conseguir aproveitar o dia e não se esgotar desnecessariamente

Seja um trabalho em home office ou em um escritório, normalmente ele é desgastante. Ao fim do dia, você se sente cansado, estressado, com fome e sono. Por conta disso, muitas pessoas acabam deixando a faxina para depois, o que acaba por acumular tarefas.

Embora algumas pessoas contratem diaristas ou, até mesmo, tenham um serviço de limpeza contratado, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, uma vez que esse tipo de serviço costuma estar acima do orçamento da maioria das pessoas.

Por conta disso, é importante que você consiga trabalhar com mais efetividade, garantindo assim uma estrutura mais adequada para organizar sua casa e mantê-la limpa, sem nenhum tipo de preocupação.

Pois bem, prepare os produtos de limpeza, a mascara de algodão lavável, as luvas de borracha e vamos à limpeza!

Cuidados para conseguir fazer uma boa faxina

Algumas dicas são essenciais para você conseguir fazer uma boa faxina e não precisar se preocupar mais com o acúmulo de sujeira em sua casa. Inclusive, esse tipo de ação é muito importante para você conseguir ter mais qualidade de vida.

Entretanto, é preciso ter em mente que nem todos os conselhos funcionam para todas as pessoas, e por isso você não deve levar essa lista como um guia ou um manual do qual você não pode fazer alterações.

O importante é identificar quais pontos mais se adequam à sua realidade, para que você consiga ter uma boa estrutura de organização e consiga aproveitar melhor sua residência e os seus cômodos, separados por portas acústicas. Vamos às dicas:

1 - Escolha o dia da faxina

Um dos primeiros pontos que você precisa ter em mente quando deseja limpar sua casa é a organização. Esse é um dos detalhes mais importantes para trabalhar a motivação na hora de fazer uma boa faxina.

Quando você cria uma estrutura, é mais fácil impedir que a procrastinação vença, e dessa forma você consegue lidar com a faxina de uma só vez.

Através de jogos e brincadeiras, você pode até mesmo tornar esse momento divertido, fazendo parte de sua rotina, limpando, inclusive, equipamentos mais complexos como aquecedores solares baixa pressão.

O primeiro ponto é definir um dia para a faxina. Esse dia será escolhido de acordo com suas necessidades, mas ele deve ser constante para criar o hábito em sua mente. Preferencialmente, deve ser um dia tranquilo, onde ninguém o atrapalhe.

Muitas pessoas acabam optando pelos finais de semana para fazer a faxina, assim, ficando livres durante a semana, e não impactando na rotina de trabalho. Entretanto, se este não é o seu caso, você pode escolher um dia que tenha menos movimento ou atendimento.

2 - Defina o horário

Além disso, o horário também é uma escolha pessoal sua. Existem aqueles que preferem a noite ou a madrugada para fazer esse tipo de limpeza, uma vez que terão menos chances de serem incomodados. Já outros preferem separar um pouco de tempo a cada dia.

Esse tipo de escolha é unicamente pessoal seu, mas é importante que você tente criar uma rotina com isso, assim como faz com o momento de usar o carregador portatil personalizado no seu smartphone. Ou seja, programe-se!

Dessa maneira, você consegue eliminar a preguiça e a procrastinação, garantindo que terá realizado suas ações e conseguirá trabalhar corretamente com seu tempo, evitando assim o desgaste emocional e físico.

3 - Use roupas confortáveis

Ademais, para conseguir ter uma boa faxina, o ideal é que você esteja confortável. Roupas sociais ou próprias para passeio podem acabar atrapalhando, o que deixa o ato de limpar desconfortável.

Além disso, a faxina utiliza uma série de produtos químicos que podem manchar suas roupas, assim como acontece com o produto de impermeabilização com manta liquida, por isso a necessidade de uma vestimenta adequada. 

Por isso, é importante que você escolha roupas que não tenham problemas em manchar ou rasgar. Algumas pessoas até tem o conjunto de faxina, próprio para a utilização no dia. 

4 - Otimize o seu tempo

Outro ponto importante com relação à organização é otimizar o tempo. Procure todos os itens que precisam ser organizados em sua casa. Faça uma lista por ordem de prioridade e comece a trabalhar com a limpeza. 

Dessa maneira, você terá resultados impressionantes, e conseguirá trabalhar de forma muito mais efetiva.

Ademais, para deixar o momento da faxina mais divertido, escolha uma lista de músicas animada para manter seu corpo ativo e distraído, que rapidamente você conseguirá terminar o processo inteiro.

5 - Escolha os produtos adequados

Existem diversos produtos de limpeza que são necessários para você conseguir manter sua casa limpa e cheirosa, alinhada com o belo projeto de uma empresa de paisagismo e jardinagem, por exemplo:

  • Desinfetantes;

  • Limpadores multiuso;

  • Rodos e esfregões;

  • Vassouras e espanadores.

Além de diversos outros que normalmente são utilizados. Entretanto, colocar estes itens armazenados em locais de difícil acesso pode ser um convite para deixar a limpeza para depois.

Por isso, mantenha sempre em mãos os produtos necessários para fazer a faxina, principalmente aqueles de apoio, como baldes. Ter um destes itens com rodinha para facilitar a mobilidade é uma excelente opção para ir mais rápido em cada cômodo.

Além disso, é importante estar sempre procurando novos produtos e itens de limpeza. O mercado possui uma enorme variedade de possibilidades, e alguns são muito úteis para determinadas áreas.

Por conta disso, é importante que você tenha uma estrutura adequada para conseguir trabalhar, aproveitando produtos que de fato diminuam o tempo que você precisa ficar na faxina, seja de um cômodo ou de um guarda corpo de alumínio.

Além disso, é bom variar os aromas que você está colocando em sua casa, garantindo que você terá um ambiente sempre refrescante e agradável para conseguir descansar.

6 - Transforme em uma tarefa comunitária

A não ser que você more sozinho, ninguém na casa deve ser o único responsável por realizar a faxina. Por isso, é importante que você envolva todas as pessoas nesse processo. Esse tipo de ação, além de tornar o processo divertido, agiliza a faxina.

Você pode determinar papéis junto aos outros moradores, onde todos revezam suas funções, para que não fique pesado para ninguém. Até mesmo as crianças podem participar, através de tarefas simples como separar meias e dobrar roupas.

Esse tipo de ação é muito importante para os pequenos, inclusive, principalmente porque você consegue trabalhar com mais efetividade e garantir um pensamento de trabalho em equipe, fundamental para o futuro das crianças.

Além disso, você pode definir uma recompensa no final da tarefa, tornando-a mais prazerosa. Um passeio ou um jantar gostoso pode ser uma excelente maneira de aproveitar melhor esse processo de faxina.

7 - Separe um tempo para cada ação

Muitas pessoas acabam gastando mais tempo do que o necessário para fazer a organização de um determinado cômodo. Nestes casos, o ideal é trabalhar com uma otimização de tempo para se manter focado.

Uma boa estratégia para ser usada nesse tipo de ação é a técnica Pomodoro, que faz referência ao objeto que marca os minutos na cozinha. Dessa forma, você estipula um timer para fazer uma atividade e trabalhar para terminar antes do tempo.

Muitas vezes, o simples fato de você estar com um foco maior nesse tipo de atividade acaba ajudando a completar as tarefas em menos tempo do que o programado, facilitando assim a limpeza de cada cômodo e como você pode agir com ela.

Por conta disso, a própria tecnologia está se tornando uma aliada na hora da faxina, com aplicativos criados especificamente para esse tipo de atividade, garantindo uma estrutura muito mais adequada para sua limpeza.

Considerações finais

Fazer a limpeza de sua casa é um processo de rotina, mas que precisa ser constante para evitar uma sensação de mal-estar e desorganização com relação ao imóvel. Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para conseguir trabalhar sua organização.

Esse tipo de recurso é muito importante para você conseguir manter a casa sempre em ordem, conseguindo aproveitar com mais qualidade o tempo que passa nela e descansar depois de um longo dia estressante no trabalho.

Por isso, conseguir utilizar de maneira efetiva esse tipo de ação é fundamental para ter mais qualidade de vida e uma estrutura adequada em seu imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



CHEIRINHOS

RUDY






10 comentários:

  1. Sou um pouco avesso a limpezas de casa embora faça faxinas com regularidade. Mas não gosto, lol.
    .
    Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. ola
    Otimas dicas a definiçao dos dias para realizar as tarefas é muito bom para organizarmos a nossa vida e não deixar tudo acumulado o que pode gerar stress

    ResponderExcluir
  3. Valiosas dicas
    Otimizar o tempo e dividir tarefas é fundamental

    ResponderExcluir
  4. Um danado de serviço chato rs mas necessário. Hoje mesmo, sexta feira, é o dia que dou um cata aqui, só para ter o final de semana mais tranquilo.
    Sou a rainha das misturas rs e quase me matam, pois amo usar vinagre e querosene em tudo(um dia, coloco fogo na casa)
    Por isso, amei as dicas!!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Adorei as dicas, aqui em casa faço a faxina na sexta feira e começo bem cedo lá pelas 04:00 hras, é mais tramquilo e a Yasmin ainda não chegou por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, com a correria do dia a dia o tempo para arrumar a casa fica bem escasso... As tarefas aqui em casa são compartilhadas, o que ajuda bastante :)
    Mas eu amei as dicas, vou colocá-las em prática.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Artigo muito bom! Não deixar acumular e transformar em uma tarefa comunitária é essencial para tornar mais fácil a limpeza da casa.

    ResponderExcluir
  8. Viver em uma casa limpa e cheirosa é uma delícia, mas é claro que dá trabalho. Precisamos organizar uma rotina e utilizar produtos e equipamentos que facilitem a vida, para não ficar tão cansativo e poder desfrutar da casa estando bem.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy
    Eu gosto de fazer fachina, é trabalhoso, mas uma casa limpinha e cheirosa é tudo de bom, excelentes dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    ótimas dicas.
    Eu tô faxinando só o meu quarto desde semana passada kkkk
    tô mudando tudo de lugar, e como tava bagunçado, e precisando de jogar coisas já inúteis fora.
    Obrigada pelas dicas!
    bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy