17/01/2023

RESENHA #01 - “O VALE DOS ECOS” (LITERATURA NACIONAL) - SILVANA BARBOSA

 

LIVRO:  “O VALE DOS ECOS” (LITERATURA NACIONAL)

SÉRIE: LORDE GUARDIÕES

LIVRO: 01

AUTORA: SILVANA BARBOSA

EDITORA: GRUPOEDITORIAL THE BOOK (AMAZON)

PÁGINAS –245

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: AVENURA/FANTASIA HISTÓRICA/ROMANCE

ASSUNTO: ROMANCE MEDIEVAL

ISBN: -  B0867GCHGR








 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“O AR PARECIA PESADO NA ABADIA QUE FORA TRANSFORMADA EM LAR HAVIA APROXIMADAMENTE UMA DÉCADA. EMBORA O SILÊNCIO PREVALECESSE, A TENSÃO ERA PALPÁVEL. E, O PASSO ACELERADO DE UM OU OUTRO CRIADO COM AS MÃOS CHEIAS, ATRAVESSANDO OS CÔMODOS, COMPROVAVA ISSO.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Homem de cabelo comprido e barba com cara de mau, segurando uma espada sobre o ombro, com roupa medieval.

CAPA : Flávia Cunha.

 

NOTA: 4,80 DE 5,OO


-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: sumário; mapa; sinopse; trinta capítulos numerados com logotipo de rosa;  capítulo final; e, outras obras da autora.

MAPA: Michaelly Amorim.

 

NOTA: 4,70 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em 3ª pessoa com diálogos complementares.

A linguagem é coerente  com a época da narrativa, em alguns trechos poética, de fácil entendimento e bem fluido.

Revisão: Daniela Vazzoler.

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

 

SINOPSE:

 

“Além da Floresta das Muitas Sombras, após as Colinas dos Sussurros, e oculta no Vale dos Ecos, está a liberdade de Siena Bolton. Ou assim a jovem recém órfã acreditava.

Temendo uma união tramada por sua madrasta com um odioso pretendente, que a manteria para sempre refém dos desmandos e do poder da cruel esposa de seu falecido pai, Siena foge para o único local do mundo onde espera jamais ser encontrada.

As surpresas que a aguardam entre os povos que habitam o Vale vão fazê-la mudar a forma de ver tudo à sua volta, ao descobrir que existe um mundo bem mais amplo e encantador do que poderia imaginar.

E entre todas essas impressionantes pessoas que agora fazem parte de sua vida, há um homem muito especial que a fará questionar se o casamento é de fato uma prisão ou a chance de viver da forma mais livre que o futuro poderia lhe conceder.”


RESUMO SINÓPTICO:

 

A Condessa SIENA BOLTON  fica órfã com a morte do pai, como ainda não completou 18 anos, a madrasta fica encarregada de sua educação e se torna sua tutora, entretanto, é má, a maltrata, bem como a prima DEMETER que também é órfã. A madrasta traça um plano para casá-la com seu irmão, assim poderá continuar administrando a herança de Siena e vivendo com o lucro dela.

Siena revoltada com os planos da madrasta, resolve ir tomar posse de sua herança no Vale dos Ecos. A prima Demeter e a cuidadora dela desde a infância, MARAIAH, resolvem acompanhá-la na viagem e uma comitiva que faz questão de cuidar dela durante a longa e perigosa viagem.

No Vale dos Ecos descobrem uma realidade totalmente diferente do que imaginavam. A propriedade precisava de consertos. Coloram então a mão na massa para as melhorias. São bem recebidos no Vale e conhecem os “seres das sombras”. Siena jurou que nunca se casaria para não ser dominada e subjulgada por ninguém.  Não esperava que as regras do Vale, para que os segredos fossem guardados, a forçava a se casar.

 Três pretendentes se habilitam e começam a se aproximar dela: PIERCE, DERRICK E ROYCE. Todos lindos e cada um com sua estratégia de conquista. Siena em sua firme determinação de não querer casar, aceita o cortejo, mas deixa claro que quer apenas a amizade deles.

O Conde ROYCE DE EVERWOOD, O Lorde Lobo, acaba aos poucos tendo uma conexão mais próxima de Siena que não esperava se encantar tanto por alguém. Junta-se isso ao fato de a madrasta estar próxima do Vale para levá-la de volta ao Reino de Melchior e impor sua vontade, acaba casada sem perceber ...

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Confesso que no início fiquei um tanto intrigada, devido ao fato de uma moça de 17 anos ser obstinada ao ponto de organizar uma viagem longa e com tantas pessoas a depender dela, para um lugar totalmente estranho e sem grandes recursos. Lembrei então que é uma história de fantasia e aos poucos, vendo toda personalidade forte, obstinada, delicada, bondosa e gentil, a tornou uma protagonista inesperada.

Já falo então das personagens. Todas são bem desenvolvidas, cada um com finalidade específica e papel bem definido dentro da história.

O enredo bem escrito que vai sendo desenvolvido paulatinamente, trazendo uma trama envolvente, com drama, ação, romance, uma certa magia, segredos  e mistério, tudo dosado da forma correta.

Recomendo para quem gosta de fantasia medieval e romance

 

NOTA : 4,50 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:




 

Formada em Administração de empresas, casada, com dois filhos.

Fez curso de Teatro, tentou faculdade de Veterinária, e trabalhou em vários locais diferentes, até se estabelecer como bancária. Durante este tempo descobriu que seu trabalho tradicional era ótimo para ampliar os horizontes, fazer novas amizades e, logicamente, ter garantido seu salário ao fim do mês.

Mas não era o que realmente gostava de fazer.

Após um período de longa pausa, redescobriu o prazer da leitura, e, mais do que isto, descobriu a si mesma como escritora!

Com o incentivo da família e dos amigos resolveu tirar seus manuscritos da gaveta e publicá-los. O 1° a ganhar vida foi "Por você", que deu início à série Libertinos, no final do ano de 2016. E de lá para cá, não parou mais de brincar com o imaginário de leitores que, assim como ela, são fãs de romances, de época ou contemporâneos.


Disponível na Amazon no KU.


CHEIRINHOS
RUDY




8 comentários:

  1. Gostei muito! A escrita da Silvana é maravilhosa!
    E ameii conhecer um pouco da história da Siena

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Gosto muito de ler nacionais e curto muito um romance medieval, essa sua resenha me deixou super curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma resenha de um nacional de milhões!!!Que lindo, mesmo não sendo um gênero que eu tenha intimidade.
    Mesmo sendo um livro relativamente curto, há uma gama de sentimentos e personagens muito bem desenvolvidos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. OLá Rudy!
    Não conheço a escrita da Silvana Barbosa, mas como adoro livros de fantasia medieval e romance e ainda por cima com uma protagonista determinada, já quero ler!! Adorei a Resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a escrita da autora ainda, mas fiquei muito interessada nesse livro. Romance + fantasia num clima medieval + luta do bem contra o mal é uma maravilhosa combinação.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy!
    Li apenas um livro da Silvana Barbosa, mas foi um romance contemporâneo, tenho interesse em ler outros livros dela de outros gêneros, até tenho alguns ebooks mas não li... Mas eu amooo um romance medieval, ainda mais quando é misturado com fantasia também... Já adicionei O Vale dos Ecos na minha lista de leitura :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Lendo as resenhas da série no blog fiquei interessado em conhecer melhor os livros. Às vezes nos surpreendemos com personagens muito novos com um amadurecimento que nos assusta, mas contudo o contexto quando bem estruturado mostra toda a realidade que faz se tornar real para nós, sem parecer absurdo.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço a escrita da Silvana ,mas tenho vontade de ler os livros dela especialmente os de epoca.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy