21/10/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #153 - JAYANE MIRANDA - Outubro Rosa: o importante cuidado consigo mesmo

 Olá alegres e felizes!





Os cuidados com a saúde são essenciais tanto para para uma vida longeva, como também para uma vivência confortável, principalmente durante a terceira idade, quando o corpo se mostra mais vulnerável a doenças. O outubro rosa surge como forma de conscientização.


Os avanços no ramo da saúde permitem que o ser humano alcance uma maior longevidade, mostrando-se apto até para trabalhar em uma idade nos quais os nossos antepassados já se encontravam em um chamado estado terminal.


Por outro lado, esse mesmo avanço, principalmente no meio tecnológico, faz com que o tempo do ser humano seja cada vez mais escasso, com uma rotina completa que envolve desde o trabalho até o acesso aos ambientes digitais, inclusive durante o trabalho.


Todo esse tempo preenchido faz com que as pessoas cada vez menos tirem um momento para cuidar dos seus corpos, mesmo com a praticidade que essas citadas tecnologias trazem, sendo possível comprar toner para impressora direto do seu celular, por exemplo.


Logo, não é apenas como se as pessoas estivessem sem tempo, existindo também uma falta de administração desse escasso tempo livre, fazendo com que as pessoas não reservem um período adequado para tratarem da sua saúde.


Um grande problema, visto a necessidade do corpo estar saudável para realizar qualquer tipo de atividade, seja de lazer ou de trabalho.  E se a sociedade pouco cuida da sua saúde, mesmo sofrendo de algum sintoma, os cuidados preventivos são ainda menores.


No que se constitui como um grande problema, pois assim como uma construção em grande escala necessita da análise feita por uma consultoria projeto ambiental, o corpo humano também precisa de um diagnóstico frequente realizado por especialistas de saúde.


E se de uma forma geral a saúde da população se encontra menosprezada, muito pelos próprios indivíduos, quando o foco o corpo feminino a situação piora, visto a vivência cada vez mais atarefada desse público.

A saúde feminina nos tempos atuais

Com o mercado de trabalho agora estando aberto para o público feminino com uma frequência cada vez maior, ocorre também um certo esgotamento desses profissionais, visto a pouca divisão de tarefas, o que acaba por acumular funções a esse público.


Com base nisso, os cuidados com a saúde - mais comuns se comparados ao público masculino, que ainda apresenta uma certa resistência em cuidar dos seus corpos - passou a ser negligenciado por um número crescente de mulheres.


O resultado da exigência social para que esse público cuide das tarefas do lar, tome conta e eduque os seus filhos, além de ter que se ocupar com a otimização do seu trabalho em uma empresa que confecciona brindes corporativos de luxo, de forma a progredir na carreira.


Independente das razões, ou do conjunto delas, a verdade é que o público feminino hoje possui menos tempo para cuidar do seu corpo, o que pode afetar o diagnóstico de uma doença como o câncer, um grave problema visto a demora de se iniciar um tratamento.


Tratando especialmente dessa doença e sua relação com o público feminino, de acordo com as estatísticas realizadas pelo INCA, o Instituto Nacional de Câncer, o tipo de câncer mais comum no mundo é o de mama, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.


Os números analisados no ano de 2020, por exemplo, apontam um número alto de 66.280 novos casos de câncer de mama, o que equivale a um total de 29,7% da quantidade de novos casos detectados no país.


Esse é um percentual alto, fazendo com que os serviços de consultoria telefonia empresarial sejam cada vez mais necessários para os programas de telefonia de apoio ao paciente com câncer e aos seus familiares.


Por mais que a maior incidência dessa doença se apresenta a partir dos 50 anos, é comum ver pacientes mais jovens apresentando esse tipo de câncer, logo os exames preventivos são recomendados para diferentes fases de idade, apenas intensificando com o tempo.


Por isso, com base nessa necessidade de se alertar as mulheres para a necessidade de preservar o seu corpo foi-se estabelecido uma campanha anual, com o objetivo de advertir esse público sobre a necessidade de se realizar exames preventivos, como os relacionados à mama.

A importância do Outubro Rosa

A ideia do Outubro Rosa é de alertar o público sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, através de exames preventivos, além da adoção de práticas saudáveis que podem também prevenir a causa dessa doença.


Uma conscientização maior sim para o público feminino, mas voltada também para a população como um todo, de forma na qual a parcela masculino alerte também suas parceiras, mães e familiares sobre a importância de se prevenir contra o câncer.


Apesar do propósito mais específico, é uma situação similar a de um comerciante que procura por empresas que entregam rótulos personalizados em Campinas, com o intuito de alertar os seus clientes sobre as características dos seus produtos.


E quem deu início a essa grande campanha de conscientização, que hoje atinge um nível global, foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma ONG americana especializada na ajuda aos pacientes com câncer de mama.


A iniciativa do Outubro Rosa teve início na década de 90, com a distribuição de fitas rosas durante a tradicional Corrida pela Cura, realizada pela fundação, de forma a angariar fundos para as instituições que trabalham com o tratamento contra o câncer.


Com o objetivo de conscientizar o público sobre esse tipo específico de câncer, diante a sua grande concentração com a parcela feminina da sociedade. Hoje esse movimento ocorre de forma global, sendo adotado no Brasil pelo INCA desde 2010.


A partir do sucesso do Outubro Rosa, outras datas focadas na conscientização da sociedade foram sendo desenvolvidas, e se essa campanha é especializada no público feminino, a sua contraparte também ganhou um mês próprio para si, o chamado Novembro Azul.

Ajudando os pacientes através da informação

Se o câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres, no caso dos homens a maior concentração encontra-se no câncer de próstata, sendo responsável por cerca de 29,2% dos novos casos de câncer registrados no país pelo INCA.


No caso do público masculino, o tratamento se mostra ainda mais complicado, pois o receio dos homens de não só cuidarem da sua saúde, mas de simplesmente colocar os pés em um consultório médico, visto o tabu que se criou em cima da saúde masculina.


Dessa forma, é fácil para um profissional entender sobre a necessidade de etiquetas adesivas industriais em certas máquinas, indicando o perigo que elas representam, de forma a se prevenir contra acidentes


Agora, quando a prevenção é sobre a sua saúde, o assunto torna-se menos comentado, e é justamente essa a missão do Outubro Rosa e do Novembro Azul, de forma a alertar o público com um grande volume de informações, a ponto de normalizar esses tratamentos.


A partir de um diagnóstico antecipado, a possibilidade de cura a partir de um tratamento adiantado aumenta as chances de sucesso dos pacientes, explicando-se assim a necessidade de se realizar com frequências os exames preventivos.


Além desses exames, destaca-se também a adoção de algumas práticas, tais como:


  • Prática de exercícios;

  • Alimentação balanceada;

  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros;

  • Redução de atividades estressantes.


Controlar o desgaste psicológico pode parecer o mais difícil dessa lista, mas a prática de uma atividade que lhe cause paz pode ser uma opção, seja assistir um filme ou comprar de um fornecedor de produto de limpeza para uma faxina no banheiro.


O mais importante é que o público compreenda a necessidade de adotar essas práticas e realizar com frequências os exames preventivos, sendo esse o principal objetivo dessas campanhas de conscientização. E todos esses cuidados começam direto de casa.

A relevância do autoexame

O exame de mama de forma frequente é recomendado a partir dos 40 anos, mas isso não significa que antes disso a mulher não deve cuidar da saúde dos seus seios, ou então que deve esperar somente por uma data específica no ano para cuidar da saúde.


É de grande importância que a mulher tenha um conhecimento próprio do corpo, de forma a identificar possíveis mudanças, como o surgimento de manchas na pele, ou de um caroço na região mamária.


Um frequente autoexame, podendo ser realizado inclusive durante o banho, pode ajudar a prevenir um diagnóstico tardio de uma doença, e o tempo é essencial quando se fala do tratamento contra o câncer de mama, aumentando as chances de cura da paciente.


Além disso, da mesma forma que nos preocupamos com o empacotamento de uma entrega, utilizando uma caixa de papelão tipo maleta, para preservar as características do produto, quando se fala do nosso corpo esses cuidados devem ser mais do que multiplicados.


Portanto, se o câncer de mama é uma ameaça constante para as mulheres, a sua prevenção também deve ocorrer de forma frequente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy






10 comentários:

  1. Bom dia:- Um texto intenso, profundo, assertivo, real, que muito me agradou ler. Deixo o meu aplauso e elogio.
    .
    Bom fim de semana … abraço e/ou beijo..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto completo e esclarecedor de Jayane.
    Como perdi vovó e tias para a doença, além de ser um assunto importante, o auto exame é fundamental

    ResponderExcluir
  3. Aquele tipo de post necessário em todos os meses do ano. Mas penso eu, que o governo deveria olhar mais para nós,mulheres.
    Aqui onde moro, conseguir uma mamografia, é fila de espera que chega há anos e muitas mulheres(a maioria) não pode pagar pelo exame.
    Aqui até um ultrassom é fila de espera.
    Que as campanhas sirvam para alertar prefeitos, sociedade e todas nós, para que lutemos por mais dignidade, saúde e acesso a exames e tratamentos.
    E que a gente também aprenda a se amar!!!
    Adorei, Rudy!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. O Outubro Rosa é sem dúvida muito importante para as mulheres, ele lembra que a saúde e cuidado do corpo é essencial... Minha mãe faz todo o ano, mas para mulheres como eu que não tem 40 anos o autoexame é essencial.
    Bjos, amei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Um Texto excelente e muito importante, o Outubro Rosa é um lembrete para todas as mulheres se cuidarem! Como tenho nódulo no seio e minha irmão teve câncer de mama, faço exame a cada 6 meses!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy! Que artigo importante e necessário! A prevenção é essencial se tratando da nossa saúde. Excelente texto!

    ResponderExcluir
  7. Precisamos nos cuidar com frequência mesmo, pois muitas doenças são silenciosas.
    Uma pena que todos os anos há uma enorme campanha, mas na prática as mulheres são desassistidas pelo sistema de saúde o ano inteiro.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Excelente post.
    Devemos nos cuidar sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy
    Excelente post, a campanha outubro rosa é muito importante para alertar a todos nós em especial as mulheres da importância da prevenção e principalmente do diagnóstico precoce do câncer de mama pois assim aumenta as chances de cura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    ótimo textos.
    Precisamos nos cuidar mais. E sempre fazer autoexame.
    Quero mudar meus hábitos, alimentação já mudei um pouco, agora quero focar mais nos exercícios físicos que ajudam muito.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy