13/03/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #31 - JAYANE MIRANDA - Como identificar uma pessoa com ansiedade e ajudar

 Olá alegres e felizes!


Mais uma super matéria da JAYANE MIRANDA.





Diferentes quadros de saúde psicológica são cada vez mais frequentes na atualidade, sendo um dos principais a ansiedade. Enfrentar essa dificuldade de modo correto é de suma importância e, por isso, é necessário saber identificá-la o quanto antes. 


A rotina corrida é um dos fatores que contribui para o desenvolvimento desse quadro. Excesso de trabalho, acúmulo de problemas pessoais e as incertezas do futuro são pontos que interferem diretamente na tranquilidade do dia a dia das pessoas. 


Sentir ansiedade, de maneira controlada, é normal. No entanto, quando esse sentimento de dúvida e de medo passa a ser constante, é preciso tomar alguns cuidados, pois isso pode significar que é necessário buscar ajuda. 


Por isso, ir atrás de informações que possam auxiliar na identificação desse cenário, como ler um banner promocional sobre o assunto ou encontrar informações na internet, pode ser enriquecedor e essencial em um primeiro diagnóstico do problema. 


Já existem diversas maneiras de lidar com o quadro, de forma que quem decide buscar ajuda pode ter uma qualidade de vida muito maior, aumentando o seu bem-estar e conseguindo se manter em equilíbrio e tranquilidade.


Ignorar os possíveis sinais de que algo está errado pode agravar os sintomas iniciais, que tendem a ser mais facilmente resolvidos quando se busca ajuda rapidamente, tal como acontece em qualquer outro quadro de saúde. 


Cuidar do corpo é fundamental, e levar em conta que o aspecto psicológico influencia diretamente na vida das pessoas faz com que as preocupações também devam ser controladas.


Por isso, estar atento ao lado emocional e aos sentimentos é uma atitude que deve ser aplicada por todos, e que pode ser um meio de evitar problemas maiores no futuro. 


Se você reconhece que a ansiedade precisa ser bem trabalhada para evitar o desenvolvimento de uma doença psicológica e quer ter conhecimentos para prevenir o quadro ou ajudar outras pessoas, este artigo é para você.


Então, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o que é ansiedade, os seus sintomas e o que pode ser feito para prestar um auxílio eficiente para quem está passando por esse problema. 

O que é a ansiedade?

Sentir ansiedade pode ser comum em várias situações. Diante de um vestibular, na finalização de um projeto de combate a incêndio, em uma entrevista de emprego ou ao esperar um resultado de exame, é comum que sentimentos de incerteza estejam presentes. 


No entanto, se eles persistem ou se surgem com muita frequência, é fundamental começar a identificá-los, pois o excesso deles pode significar um problema mais sério, chamado de transtorno de ansiedade generalizada. 


Saber quais são os sintomas desse quadro é necessário para identificá-lo com maior facilidade. Nesse caso, é possível dividi-los em três esferas principais: sintomas psicológicos, físicos e ataques de pânico. 


Nos sintomas psicológicos temos:


  • Sentimento de tensão ou nervosismo repetitivo;

  • Sensação de que algo ruim está para acontecer;

  • Ter problemas de concentração;

  • Sentir medo de forma constante; 

  • Apresentar descontrole sobre os pensamentos;

  • Ter dificuldade em esquecer o que causa a tensão;

  • Ter preocupações exageradas;

  • Apresentar dificuldade para dormir ou relaxar;

  • Sentir irritação com facilidade;

  • Perceber uma agitação constante dos braços e pernas.


Como mencionado, perceber alguns desses sintomas em eventos específicos é perfeitamente normal. O problema maior aparece quando eles acontecem de maneira repetitiva, tornando-se um padrão na rotina da pessoa. 


Além desses, pode ser possível perceber também sintomas físicos, tais como:


  • Aumento do ritmo cardíaco;

  • Dor ou sensação de aperto no peito;

  • Falta de ar;

  • Aumento de suor;

  • Respiração ofegante;

  • Tremores no corpo, em especial nas mãos;

  • Sentimento de cansaço ou de fraqueza;

  • Tensão muscular;

  • Dor de barriga ou náuseas;

  • Boca seca.


Esses sintomas físicos podem ser somados aos psicológicos, de maneira que a pessoa passa a se sentir mal com maior frequência, exigindo a procura de uma clínica de psicologia o quanto antes.


Por fim, há também o agravo do quadro, que pode resultar em ataques de pânico por excesso de ansiedade. Nesse caso, pode ser necessário buscar ajuda médica o quanto antes, devido aos sintomas que podem trazer desconfortos para o paciente. 


Entre os sintomas desse ataque, é possível mencionar o aumento das batidas do coração, a piora da respiração, problemas gastrointestinais e nervosismo incontrolável, o que pode indicar a necessidade de medicação para controle desses episódios. 


Justamente por isso, evitar que um transtorno de ansiedade ganhe maiores proporções é fundamental para manter a situação sob controle, garantindo uma administração do problema e permitindo que o paciente seja tratado para ter maior qualidade de vida. 

Como ajudar alguém com um quadro de ansiedade

Depois de entender mais sobre o que é a ansiedade e os seus sintomas, o que permite uma identificação de quadros mais simples ou mais evoluídos, é interessante saber o que pode ser feito a respeito, de modo a ajudar a alguém ou a si mesmo. 


De fato, assim como uma sinalização de segurança serve de alerta para situações de perigo, saber identificar e conduzir um quadro de transtorno de ansiedade é muito importante para evitar agravamentos e poder tratá-lo da melhor maneira. 


Por isso, algumas medidas simples e outras mais especializadas precisam ser tomadas, o que vai ser um meio essencial para superar essa situação. 

1. Ajude-o a procurar ajuda especializada

O primeiro passo, seja para casos leves ou graves, é que quem sofre com excesso de ansiedade deve procurar ajuda profissional, para que possa ser avaliado de maneira técnica e assertiva, o que é fundamental para saber quais são as próximas etapas. 


Nesse sentido, marcar uma consulta com um médico da área pode fazer toda a diferença para o paciente, tanto no que diz respeito a melhorar a sua qualidade de vida quanto nas melhores formas de conduzir a situação para que ela seja superada com sucesso. 


Sendo assim, tal como um atestado de saúde ocupacional é emitido depois de uma avaliação precisa sobre o estado geral de saúde de um funcionário, é o psicólogo ou psiquiatra que poderá direcionar o paciente até a sua alta médica. 

2. Auxilie na busca por um hobbie

Ter um hobbie é uma possível solução para o alívio da ansiedade. Isso porque é por meio de uma atividade atrativa e que prende a atenção por um longo período, que a pessoa ansiosa passa a deixar os seus medos e incertezas em segundo plano. 


Há vários tipos de ações que podem ajudar nesse processo, além de que a identificação pessoal com algumas áreas ainda pode auxiliar no despertar da vocação. 


Assim, descobrir uma paixão pela leitura, pela escrita ou por pintar quadros, por exemplo, podem ser hobbies de grande efeito. Ao mesmo tempo, quem passa a gostar de viajar ou de levar uma barraca inflável para acampar pode ser beneficiado com essas opções. 


Esse tipo de atividade pode fazer com que o peso das demandas diárias e os sentimentos ruins deem lugar a uma rotina mais agradável, com satisfação pessoal e podendo trazer boas lembranças. 

3. Saiba ouvi-lo

Outra ação que pode ajudar quem sofre de transtorno de ansiedade é oferecer um ombro amigo, sabendo ouvir a pessoa que passa por esse quadro e dando o suporte necessário, o que fará toda a diferença na vida prática. 


Quem consegue expressar as suas angústias e incertezas com bons ouvintes consegue, ao falar sobre o assunto, perceber que nem sempre as situações são tão opressoras e pesadas quanto estão parecendo naquele momento. 


Além disso, conversar organiza as ideias e ajuda na percepção do domínio dos próprios problemas, o que traz uma resolução mais eficiente daquilo que angustia o paciente. 


Dessa maneira, ele se prepara de maneira melhor para enfrentar situações que o impactam e passa a fazer planos que tragam benefícios práticos para a vida. 


Um exemplo simples e prático é tomar a decisão de comprar um climatizador evaporativo que vai deixá-lo mais à vontade ao precisar passar por um momento tenso com maior conforto e tranquilidade. 


Com ações como essas, é possível ajudar uma pessoa que esteja sofrendo com questões de ansiedade, de modo que ela possa passar por esse período de forma menos pesada e traumatizante. 

Considerações finais

Quadros de ansiedade tendem a ser comuns em épocas nas quais a demanda por maior agilidade e uma rotina puxada se tornam cada vez mais presentes. 


Saber lidar com essas exigências é fundamental para construir uma proteção pessoal, de maneira que seja possível conciliar as dificuldades com o dia a dia, levando-os da maneira menos estressante possível. 


Poder ajudar uma pessoa com transtorno de ansiedade, seja um amigo próximo ou a si mesmo, é essencial, tal como uma UTI móvel pode ser indispensável no socorro de um paciente grave. 


Por isso, não deixe de prestar o suporte possível, indicando a procura pela ajuda médica, a descoberta de um hobby e oferecendo um ombro amigo quando preciso e, assim, tenha a certeza de cumprir um papel indispensável no processo de recuperação dessa pessoa. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


O que acharam?


cheirinhos

Rudy






22 comentários:


  1. Publicação magistral. Cada vez mais as pessoas sofrem de Stress e outros problemas associados a nível psicológico.
    A Pandemia que se faz sentir tem destruído o mundo, bem como, tem enfraquecido os níveis psicológicos de muita gente. Gostei muito desta publicação.
    .
    Feliz fim de semana.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e por ter gostado da publicação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Partilha magnífica! Tenho uma amiga que tem o transtorno da ansiedade muito grave e esta partilha deu-me uma luz para lidar com ela e ao mesmo tempo ajudá-la.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a matéria tenha ajudado.
      Depois me conta se conseguiu ajudar sua amiga.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. RUDY,
    perfeito, um verdadeiro tratado sobre a matéria!!!
    Só queria lembrar que no meu Blog Falando sério fiz uma postagem sob o titulo: NUNCA SE PERDE UM AMOR!
    Sua opinião acrescentaria muitas certezas das quais eu ja tenho sobre isso.
    Combinado?
    Fico esperando.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. ola Rudy
    a ansiedade está aumentando todo dia ,até mesmo por causa dessa situaçao dificil que estamos vivendo ,é tanta preocupação ,tanta incertezas,duvidas.
    temos que ficar atentos para esses sinais
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muita insegurança, temos de ter cuidado.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi, Rudy
    Artigo maravilhoso.
    Ansiedade é terrível mesmo. Mas a gente precisa buscar ajuda e recomeçar. Eu tô tentando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Um dos grandes males. Se já era grande a realidade, depois e durante essa pandemia, a síndrome tem agido com muito mais frequência.
    Eu tenho. Tomo medicação diária, costumo brincar que é remédio para dormir e remédio para acordar.
    Por isso, ler um post assim, traz um alento para o coração!!
    Gratidão!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz que tenha ajudado amiga.
      Se cuide.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy! Eu sou mto ansiosa e sinto que minha ansiedade aumentou com essa insegurança que estamos vivendo na pandemia. Achei de extrema importância esse artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou e serviu, imagino sua ansiedade, mas se cuide.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. OLá Rudy!
    Adorei a super matéria, ansiedade é muito sério e precisa ser tratada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy
    Excelente matéria, eu tenho ansiedade mas hoje em dia está sobre controle, é muito sério mesmo, trás muito sofrimento e num é fácil acha o tratamento que funciona com você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as dicas tenham servido amiga e se cuidde.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Jayane sempre sensata e delicada em suas considerações.
    Ansiedade é um dos grandes males da nossa sociedade atualmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, uma das minhas melhores parceiras.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy!
    Cobseguir identificar os sitomas da ansiedade é fundamental para um bom tratamento... Fiz tratamento psicológico anos atrás para conseguir controlá-la, hoje consigo conviver com ela melhor, o apoio e incentivo da minha família foi fundamental nessa época.
    Amei o artigo. Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou bastante ansioso. Embora não os tenha em excesso, consigo identificar vários desses sinais em mim. Tenho que procurar trabalhar isso antes de se agravar. Adorei o post, muito informativo e claro. Acredito que possa nos ajudar muito.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy