14/05/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #59 - JAYANE MIRANDA - Dicas de finalização para cada tipo de cabelo

 Olá alegres e felizes!





A finalização é o momento de valorizar seu cabelo, sendo que ela pode ser realizada de diversas maneiras. As técnicas de finalização buscam encontrar resultados interessantes e elegantes para trazer charme e destaque para os cabelos.

Quem tem cachos ou cabelo crespo possui alguns métodos únicos de utilizar os fios, sendo possível apostar em técnicas para conquistar um visual ainda mais único. Isso porque você pode desejar apresentar mais volume ou frisar os cachos, entre vários outros detalhes.

Lembre-se, o grande diferencial para a finalização do seu cabelo é o seu gosto pessoal. Você precisa se sentir confortável, assim como uma modelo em uma cenografia para eventos, é preciso estar tranquila e de bem com o seu visual.

Ademais, a finalização definirá as técnicas aplicadas e como o resultado final ficará. Entretanto, para que você consiga encontrar o efeito ideal para seu cabelo e não corra o risco de errar, é preciso conhecimento.

Conhecer os principais métodos de finalização, que vão desde processos demorados e com muitos detalhes até uma rápida arrumação, é fundamental para que você consiga não só escolher a finalização que vai usar, mas também para trocá-la quando desejar.

Pensando nessas diversas opções, alguns salões de beleza utilizam placas de aviso determinando os cuidados que devem ser aplicados, para facilitar a compreensão, principalmente quando o cliente for cuidar sozinho das madeixas.

Métodos conhecidos para cabelos cacheados

Uma das técnicas mais conhecidas de finalização para cabelos cacheados ou crespos é a fitagem. Esse método é muito bom para manter a definição dos cabelos e ainda conseguir um visual que dure vários dias, principalmente se realizado corretamente.

A base da produção é basicamente desembaraçar os cabelos com a ajuda de um leave-in e dividi-lo em seções. Com isso, você conseguirá estruturar corretamente as partes inferiores, superiores e as laterais.

Então, você começa a separar mechas finas, dando início pela parte inferior dos cabelos, aplicando o produto e penteando com os dedos, da raiz até as pontas. Dessa forma, você separa o cabelo como se fossem fitas, por isso o nome da aplicação.

Quando seus dedos chegarem à ponta do cabelo, você pode empurrar os fios para cima, amassando-o. Assim, você consegue criar os cachos que deseja. Ao repetir o procedimento em cada uma das divisões, consegue mais uniformidade no processo.

Vale lembrar que, quanto mais finas forem as mechas que você separar, maior será a definição do cabelo. Você pode terminar o procedimento escolhendo um tipo de secagem, que pode ser natural, ou se você estiver com pressa, utilizando um difusor.

Ademais, quem aposta na finalização do cabelo, acaba contando com muitos produtos, para que fique mais fácil o entendimento de cada utilização, é possível apostar em adesivos personalizados, nomeando o que for ‘lavagem’, ‘hidratação’ e ‘finalização’.

Pois bem, agora conheça outros métodos de finalização utilizados:

Fitagem estruturada

Quando uma pessoa deseja maior definição em seus cachos e um volume mais reduzido, pode apostar na fitagem estruturada. Embora seja similar ao método padrão que explicamos acima, neste caso há um detalhamento no processo.

Para conseguir o resultado adequado, depois de lavar os cabelos é preciso dividi-los em quatro seções. Então, começando pela nuca, você deve massagear toda a mecha com um pouco de óleo capilar. Não há um óleo específico, você pode usar o de sua preferência.

Depois, com um creme de pentear ou um spray capilar, espalhe pela raiz para facilitar o processo. Entre os fios, você pode seguir usando o leave-in, lembrando de preencher todos os fios de cabelo.

Assim como na fitagem comum, você deve separar o cabelo como se fossem fitas, mas neste caso as mechas serão menores do que as tradicionais. Você então deve realizar o movimento de amassar as mechas sempre de baixo para cima.

Para dar o toque especial na finalização, quando os cabelos estiverem secos você deve utilizar um ativador de cachos nas pontas, garantindo ainda mais fixação nas ondas. É possível encontrar opções de produtos em banner promocional online.

Se você gosta da definição desse processo de finalização mas não quer perder volume, pode substituir o penteado com as mãos pela utilização de um pente garfo. Se quiser um resultado mais natural, você pode balançar a cabeça para frente e para trás.

Plopping

A técnica de plopping preza pela praticidade e simplicidade de execução, sendo indicada para quem não quer aparecer com fios de cabelo molhados, mesmo que não utilize um difusor.

A técnica utiliza apenas uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão e um creme de pentear, o que ajuda na secagem e na diminuição do frizz.

Esse material é utilizado porque a toalha de banho convencional não é indicada para secar cabelos crespos ou cacheados.

Isso porque a toalha gera muito atrito nos fios, causando frizz. Ademais, se você comprar creatina para utilizar no cabelo, pode acabar precisando modificar as técnicas de finalização para conseguir um resultado mais adequado.

Pois bem, para poder utilizar o plopping, você faz todo o processo normalmente. Depois de:

  • Lavagem;

  • Hidratação;

  • Massagem capilar;

  • Aplicação de creme de pentear.

Você deve pegar a toalha de microfibra ou camisa e amassar sobre os cabelos, retirando todo o excesso de água. Depois, espalhe o pano sobre a cama e coloque os fios sobre ele, jogando a cabeça para baixo.

As laterais da toalha ou camisa então devem ser enroladas, similar ao formato de uma bala, e as pontas amarradas na parte de trás, fazendo uma touca. Você deve ficar com esta proteção por aproximadamente 20 minutos para agir.

Se você tiver tempo livre e quiser um efeito mais estiloso, pode unir os dois métodos citados. Para fazer isso, basta utilizar a fitagem antes de iniciar a touca, garantindo assim um resultado final diferenciado.

Ademais, alguns alimentos também ajudam no processo capilar. Você pode comer granola integral pela manhã para garantir mais força ao cabelo, bem como conseguir fazer um processo de finalização mais facilmente.

Finalização rápida

É possível conseguir um resultado bonito e rápido, sem que você precise fazer grandes movimentações. Para pessoas que não tem paciência para procedimentos muito elaborados, a finalização rápida no banho é uma excelente solução.

Depois de usar todos os produtos para limpar os cabelos, incluindo a máscara de hidratação, se for o dia de utilizá-la, você pode tirar o excesso de água e aplicar creme de pentear, sem que haja uma preocupação de que cada mecha receba o produto.

Então, basta prender o cabelo e fazer uma fitagem superficial com gel quando sair do banho. Para a secagem, você ainda pode usar tanto o difusor como deixar secando naturalmente. O resultado é um cabelo muito mais volumoso, com cachos naturais.

Embora a definição seja menos perfeita, é ideal para quem não quer perder tempo ou lavar o cabelo muitas vezes na semana. Se você gosta do volume e não se incomoda com o frizz natural dos cabelos, existe uma técnica ainda mais simples.

Ela também é feita durante o banho, mas elimina a necessidade de um creme de pentear. O grande movimento é que depois de lavar os cabelos com shampoo, você deve aplicar condicionador em abundância.

Então, faça o procedimento da fitagem ainda no banho, com mais rapidez para deixar as mechas grossas, e amasse o cabelo como se já estivesse finalizando o procedimento. Depois, basta molhar novamente a cabeça para tirar o excesso do condicionador.

Inclusive, pensando nisso, alguns fornecedores matéria-prima cosméticos buscam a praticidade nos processos, e oferecem itens que podem auxiliar a finalizar mais rapidamente seus cabelos.

Finalização para outros tipos de cabelo

Os cabelos lisos também precisam de uma série de cuidados, especialmente para evitar o excesso de frizz, que pode dar uma aparência diferente para o cabelo. 

Para conseguir um bom resultado, o ideal é que você utilize um produto para reduzir o frizz com o cabelo ainda úmido.

É importante, no caso dos cabelos lisos, que você evite utilizar o creme de pentear próximo a raiz, para evitar o excesso de oleosidade. Então, depois de distribuir por todo o comprimento do cabelo, você pode utilizar uma escova raquete para deixá-los bem lisos.

Se preferir um pouco mais de movimento, uma boa opção é a escova redonda.

Já o cabelo ondulado pode combinar diferentes estilos, utilizando técnicas que o deixam mais liso ou aproximando-os dos modelos cacheados. Esse tipo de rotina de finalização depende de pessoa para pessoa.

Entretanto, para evitar que o cabelo fique armado ou sem forma, o ideal é desembaraçá-los ainda molhados, dessa forma você consegue modelar e utilizar técnicas de finalização para deixá-lo como gostaria.

Para uma turbinada na finalização do cabelo ondulado, você pode utilizar itens de hidratação e leave-in, condicionando o cabelo da forma que você desejar. Como um bom toque de acabamento, utilize um babyliss para realçar o cabelo.

Considerações finais

A finalização do penteado, independentemente do tipo de cabelo, é um momento especial que demanda atenção. Por isso, é importante que você utilize esse tipo de procedimento com frequência para atingir os resultados esperados.

Por fim, algumas empresas de alimentação colocam produtos que auxiliam no crescimento e no controle capilar, então, é importante saber se sua alimentação está impactando a forma como você utiliza seu cabelo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






7 comentários:

  1. Olá Rudy
    Excelentes dicas de finalização, eu uso o método da fitagem, aplico o creme para pentear com os dedos espalhados en todas as mechas e depois uso pente de dentes largos para deixa os cachos bem definidos, também uso uma camisa de malha pra seca os cabelos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ola
    Otimas dicas para deixar os cabelos lindos ,e o mais importante é a pessoa se sentir bem com seu tipo de cabelo .
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que dicas preciosas!
    Estou em processo de transição capilar e anotei os métodos de fitagem

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Ótimas dicas.
    Preciso aprender e fazer mesmo uma finalização melhor no meu cabelo. Com a pandemia nem hidratação tô fazendo já que não saio. Kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz tanta coisa nos cabelos que só por Deus rs
    Sim, são cacheados hoje em dia, coisa que nunca deveria ter mexido. Mas tudo é aprendizado.
    Hoje quero que eles fiquem branquinhos rs eu acho tão lindo.
    Por isso, amei as dicas e os produtos hoje em dia estão de fácil acesso a todas nós, coisa que facilita muito!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Adorei a Postagem, dicas excelestes para finalização, anotei algumas para utilizar! Meus cabelos esta precisando de uma atenção melhor!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Pertenço ao grupo de pessoas que não tem paciência para procedimentos muito elaborados, então não preciso nem dizer que a finalização rápida foi o procedimento que me chamou mais a atenção, né?! 😅
    Amei as dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy