22/06/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #81 - JAYANE MIRANDA - Impactos da pandemia na sustentabilidade financeira das famílias e dicas para aumentar a renda

 Olá alegres e felizes!




Com a pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, o mundo inteiro precisou se proteger do convívio humano, entrando em um isolamento social que, embora eficaz para o combate de doenças, causou enormes prejuízos na economia de empresas e famílias.


Essa realidade foi ainda mais forte dentro de casas em que pessoas deveriam sair às ruas para comercializar um produto ou serviço, ou até mesmo para trabalhar em um ponto.


Afinal, sem nenhuma forma de trabalho contínuo, ou sem o público destinado à compra, que agora se encontra dentro de casa, as chances de vendas acabaram reduzindo drasticamente, diminuindo os ganhos e assim, trazendo uma instabilidade financeira.


Por parte das corporações, e após uma análise de avaliação do clima organizacional, verificou-se que o ideal para a sobrevivência seria a opção pela quebra de alguns contratos.


Apesar de ser uma solução interessante, graças ao governo e a outras iniciativas com foco no trabalhador, muitos direitos foram mantidos e auxílios criados, trazendo um pouco mais de estrutura financeira para um momento tão caótico.

Ajuda governamental durante a pandemia

Em meio a tantas problemáticas financeiras, tanto para as famílias quanto para a contabilidade para empresas, o Governo Federal passou, em diversos países, a oferecer ajuda para conter os grandes impactos da falta de emprego ou de demanda de público.


Dessa forma, passou-se a ser garantida pelo menos algumas forças financeiras e contratuais que pudessem fazer o sustento de inúmeras famílias mundo afora.


No Brasil isso não foi diferente. Governos e prefeituras passaram a oferecer possibilidades de ganhos extras para pessoas que estavam em situações de vulnerabilidade, ajudando estas e suas famílias a lidarem com a nova situação dentro do país.


Abaixo mostraremos algumas das principais iniciativas voltadas à ajuda durante a pandemia. Veja então qual delas você pode conseguir:

Auxílio emergencial para famílias

Uma das primeiras estratégias de ajuda do governo federal brasileiro, assim que a pandemia iniciou, foi a busca e a concepção de um auxílio financeiro de cunho emergencial, conseguindo oferecer metade de um salário mínimo para:


  • Microempreendedores individuais;

  • Desempregados;

  • Famílias em situação de vulnerabilidade;

  • Mães solteiras;

  • Dentre outros grupos.


Por meio de um pagamento mensal, que já foi também alvo de mudanças de valores e datas de resgate, muitas famílias têm conseguido sobreviver com o mínimo.


A cada tipo de família, diante de cada situação, o valor pode ser tanto maior quanto menor, algo que pode ajudar algumas das diferenciações dentro das famílias, como uma maior quantidade de filhos, sem que nenhum benefício governamental pare de funcionar.

Medida provisória para empresas

De acordo com uma medida provisória estabelecida pelo governo, empresas que estavam envolvidas em grandes eventos, e que já haviam vendido ingressos e pagado por serviços e estruturas no evento, tiveram mais tempo para efetuar o pagamento ou devolução.


Por exemplo, um festival de música de grande escala fechou contratos com containers de obras e etiquetas para código de barras, e mesmo sem a realização do evento, ainda terá um tempo para finalizar os contratos e devolver os ingressos.


A mesma coisa acontece com empresas de aviação, na venda de passagens que não foram utilizadas, e que poderão ser resgatadas até uma data limite determinada.

Auxílio regional para cidadãos

Da mesma forma que o auxílio emergencial de abrangência nacional auxiliou vários grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade, prefeituras e governos têm feito a mesma coisa, agregando uma participação ainda maior em um quesito financeiro.


Apesar de não ocorrer em todos os estados, essa ajuda tem facilitado ainda mais a vida de quem precisa de um viés financeiro para sobreviver em tempos de dificuldades.


Quase sempre os mesmos critérios utilizados no auxílio federal valem para os regionais, mas em alguns casos algumas situações acabam aparecendo, como funcionários de determinadas áreas de atuação, altamente impactadas com a pandemia.

Extensão de contratos e salários

Uma alternativa que tem sido mais uma de tantas soluções financeiras para empresas, foi a extensão de contratos de empregados e empresas, para que estes não fossem demitidos com a pandemia, e ainda tivessem algum tipo de apoio financeiro.


Por conta da diminuição do mercado e das compras de produtos e serviços, muitas empresas viram a necessidade de demitir muitos funcionários.


Porém, com essa iniciativa, o Governo Federal ficou encarregado de repassar salários dispostos em valores e prestações definidas previamente, de modo que os negócios permanecessem com seus funcionários contratados.

Formas de ganhar dinheiro e aumentar a renda mensal

Ainda em meio às iniciativas governamentais, muitas famílias ainda precisam recorrer a trabalhos que tragam alguma forma de renda extra, como venda de camisetas promocionais, em busca do pagamento de suas contas e dívidas.


Entenda abaixo algumas formas populares de conseguir aquele dinheiro extra, e entenda se essa é uma forma que cabe dentro da sua rotina e pode ter a ver com suas habilidades.

  1. Aluguel de itens pessoais

Já faz um tempo que um dos principais métodos de angariar renda extra é o aluguel de itens pessoais, como carros, roupas, computadores e até mesmo casas, estabelecidos por parte de ambos os interessados no negócio, colocando ainda o tempo determinado.


Todo esse processo se tornou ainda mais interessante e potente por meio das ferramentas online, como o caso dos aplicativos, que passaram a ser canais de troca de comunicação.


Por meio deles, é possível entrar em um aplicativo de aluguel de uniformes personalizados para empresas, encontrar a melhor opção para sua demanda, fechar um contrato por intermédio do site ou empresa responsável e ganhar um dinheiro extra.

  1. Entregas

Assim como no caso do aluguel de roupas, as tecnologias online permitiram uma popularização da profissão de entregador, ainda mais em tempos de pandemia, onde poucas pessoas têm saído de casa para comprar, optando por pedir por delivery.


O mais interessante dessa possibilidade de ganho é que pessoas com carros, motos e bicicletas podem trabalhar, agregando maior acessibilidade em questão de transportes.


Também é interessante dentro dessa possibilidade de renda extra a escolha das demandas de trabalho, como uma entrega de comida de almoço com rótulos personalizados em um bairro próximo ao da moradia daquele entregador ou entregadora.

  1. Vendas de doces

A venda de doces sempre foi uma ótima opção para muitas pessoas, dentre elas, aquelas que pagam escolas e faculdades com o dinheiro arrecadado, aumentando sua renda mensal de forma significativa.


O bom disso é que os doces são opções bastante populares em aplicativos de delivery de comida e até mesmo na rua, após um almoço ou um jantar onde o açúcar é bem-vindo.


Por ser uma tática de vendas certa, afinal, quase sempre você poderá encontrar alguém interessado em doces, é possível profissionalizar ao máximo seu comércio e aumentar as chances de popularização, por meio de uma página de divulgação e etiqueta tag.

  1. Vendas de itens pessoais

Assim como o aluguel de itens pessoais é algo interessante, a venda também é vista como uma boa possibilidade de renda extra, justamente pela demanda vista no aluguel.


Quase sempre, nos mesmos canais de aluguel é possível oferecer a venda de algo pessoal, podendo então ganhar um dinheiro que, embora não seja fixo todos os meses, é definitivo e em uma quantia bem maior, podendo ajudar em potenciais investimentos a serem feitos.


O interessante desse negócio de renda extra é a possibilidade de não apenas fazer dinheiro com algo que está parado dentro de casa, mas conseguir organizar melhor seus objetos.

  1. Aulas particulares

Em época de pandemia, muitas crianças e adolescentes têm tido aulas online pela escola, e apesar de ser a única opção viável para um momento de crise sanitária, não tem sido altamente desejada pelos pais.


Ainda em pandemia, e de forma online, é possível oferecer aulas particulares, voltando o atendimento aos alunos que mais tem sentido dificuldade, fazendo uma aula direcionada, bem como um ensino de qualidade.


Provavelmente essa forma de trazer renda extra será uma das mais populares, visto a quantidade crescente de pais e responsáveis que já voltaram para o trabalho e não conseguem mais acompanhar os estudos de seus filhos.

Considerações finais

Ainda que a situação da pandemia esteja apontando para uma crise financeira dentro de muitas famílias, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, existem algumas formas de contornar grandes percalços, tanto por ajuda do governo quanto por renda extra.


Entender como está a real situação no país, quais as formas de auxílio existentes e as oportunidades de trabalho em meio à essa crise sanitária podem ajudar famílias e profissionais a terem maior firmeza e cada vez menos problemas em sobreviver.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


O que acharam?


cheirinhos

Rudy




8 comentários:

  1. Foram muitas as iniciativas voltadas à ajuda durante a pandemia, mas mesmo assim nesse período tão difícil muitos sofreram por causa dela... Esses dias vi no jornal pessoas que não puderam pagar o aluguel e tiveram que morar nas ruas, é muito triste...
    Mas amei o texto, as dicas para aumentar a renda são excelentes!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    O impacto da pandemia na vida financeira de todo mundo foi forte, muita gente, da noite para o dia, se viu sem renda nenhuma, muita gente teve que se fira dos 30, se reinventar pra sobreviver, ótimas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola
    A pandemia veio e com ela veio um monte de problemas entre eles o desemprego e com isso a necessidade de se virar ,de arrumar alternativas para ganhar um dinheiro para ajudar nas despejas mensais.
    gostei das dicas

    ResponderExcluir
  4. Reinventar-se e sair da bolha foram algumas das alternativas daqueles que de viram sem a renda fixa durante a pandemia

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Começar a fazer doces é uma dica boa. Ajuda. Ainda mais nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo. Tanta gente sem renda nenhuma... Só Jesus pra ajudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Engraçado e triste que a gente lê textos assim, que trazem tantas medidas que foram tomadas e o povo está morrendo de fome. Fome. A fome voltou a bater na porta das famílias. O desemprego aumentou demais. Tá, houve um crescimento no delivery, nas "coisinhas" feitas em casa,mas mesmo assim, ainda precisava ser feito mais, muito mais.
    Mas, o brasileiro é um povo forte, que se reinventa a cada dia.
    Adorei as dicas com toda certeza e há valores que precisamos exaltar todos os dias!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Realmente foi grande o impacto da Pandemia da vida financeira de todos, muita gente desempregada, salários reduzidos, muitos tiverem que se reinventar-se! Dicas legais que podem ajudar muita gente! Adorei a Postagem, Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! A pandemia afetou muitas famílias no aspecto financeiro. Triste realidade do desemprego e falta de renda. Mas são super válidas as dicas apresentadas no artigo.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy