Olá alegres e felizes!
Se existe algo que anima um ambiente é a música. A construção rítmica de letras e melodias é uma expressão cultural que ultrapassa gerações, sempre se adaptando ao estilo e comportamentos de uma época.
É com base nessa variedade de elementos de construção que os ritmos musicais se tornam tão numerosos, indo do rock, ao pop até o samba.
Todos presentes em festas, comemorações, ou até mesmo com em forma de som de ambiente, como as músicas de elevador.
Diante dessa sua relevância e forte presença no cotidiano social, o universo da música passou a ter um grande valor também para o mundo corporativo, com a profissionalização desse ambiente artístico.
E a música não está restrita ao seu próprio mercado, como shows, lançamentos de videoclipes e discos, atuando de forma incisiva em outros setores de trabalho. Da construção de um ambiente confortável aos seus clientes ao apelo de comunicação.
Um escritório de dentista conta com músicas leves e relaxantes, para tranquilizar os seus pacientes, assim como uma loja de roupas aposta em canções animadas e atuais, para atrair a presença do público jovem em seus estabelecimentos.
O mesmo acontece com as músicas e melodias usadas em anúncios para TV ou internet. Como uma empresa de mochilas personalizadas, que usa de composições específicas para conquistar a atenção do espectador, por meio de jingles personalizados.
Além do uso de músicas como elementos atraentes para a comunicação da marca, essas composições podem ter um mercado próprio, que por meio de parceria podem atuar na divulgação de uma empresa.
Por isso, os festivais e seus patrocinadores, que por meio de diversas inserções na organização do evento, se comprometem a divulgar o nome das companhias que atuam junto da realização do festival.
Mas essa não é a única possibilidade quando se pensa em capitalizar em cima de um evento musical, afinal, a realização desses espetáculos em um ambiente empresarial pode trazer grandes benefícios para a sua empresa.
Seja ela uma loja especializada em artigos musicais ou estabelecimento que vende placas em acrílico personalizadas, pois em ambos os casos o que mais importa é a experiência do cliente. E nada dita uma experiência como a música.
A inclusão da música ao ambiente trabalho
Muitos ligam o uso da música a uma melhora na produtividade, seja estudando para uma prova ou trabalhando em uma atividade específica. O mesmo vale quando se pensa na relação com os clientes.
Além do uso de músicas ambiente, por meio de playlists programadas, ou até mesmo colocando um CD específico para tocar, a música ao vivo pode ter grande serventia na captura de atenção por parte dos visitantes daquele estabelecimento.
É o caso dos shoppings que apostam em pocket shows, espetáculos de pequeno porte, ou até mesmo dos restaurantes que contratam artistas diversos para animar o clima do seu ambiente comercial.
Se engana quem pensa que esse tipo de evento é recomendado apenas para lojas de grande circulação, pois além dos clientes, uma companhia também deve pensar no seu público interno, de forma a impulsionar as suas atividades.
A realização desses eventos específicos, ou a própria inclusão da música de forma esporádica ao ambiente de trabalho é capaz de criar um local mais confortável para os seus colaboradores e compradores.
Por meio dessa implementação musical, uma loja que trabalha com a confecção de caneca de acrílico personalizada consegue criar uma atmosfera aconchegante para os seus visitantes e para os profissionais que ali atuam diariamente.
Esse planejamento também pode ser feito com a realização de um evento específico, que mesmo em proporções menores, realizado nas instalações da empresa e um local próprio alugado pela companhia, pode trazer grandes benefícios para o seu empreendimento.
E assim como um grande festival, um show de pequeno porte também precisa se adequar aos regulamentos e normas exigidos para esse tipo de evento, além de uma organização de qualidade, pois essa cerimônia carrega o nome da sua companhia.
Como organizar um evento musical para sua empresa
Adequar a realização de um show à realidade da sua empresa é o primeiro passo a ser tomado antes de decidir por contratar uma empresa de letreiro, com o intuito de confeccionar placas e peças de comunicação para seu evento.
Dessa forma, é preciso definir quais são os objetivos por trás desse evento, seja ele aumentar o número de visitantes em sua loja ou simplesmente impulsionar o trabalho da sua equipe interna, através de um evento que demonstra o apreço pelos funcionários.
Após se ter certeza sobre a realização desse evento, e de que forma ele será concebido, é chegado o momento de colocar em prática o processo de produção, seja contratando uma empresa especializada ou se encarregando das funções ligadas a um espetáculo musical.
Uma missão complicada para quem atua longe desse mercado, mas pode ser um desafio interessante para um companhia que trabalhe com soluções financeiras para empresas, já que o contato com diferentes negócios já faz parte do seu dia a dia.
Seja qual a for a metodologia de trabalho, atuando ou não com a terceirização dessas atividades, a empresa responsável precisa se ligar a uma série de atividades
Conhecer o público
Seja focando no mercado interno ou externo, é imprescindível que a sua companhia conheça o público que procura atingir, pois somente com base nas informações sobre esse público é que muitas decisões organizacionais podem ser tomadas.
Entre elas, a escolha do artista, levando em conta os interesses e o gosto musical apresentado pela maior parte dessa audiência. Além do ritmo, é preciso contratar um artista que se adeque aos valores do público e da companhia.
Como no caso de uma fábrica de sacola ecológica, que busca realizar um show com um artista ligado às causas ambientais, assim como o seu público, adequando todos aos interesses da companhia em si.
Definir o local ideal
Conhecer o público e a popularidade do artista leva a um entendimento melhor sobre a quantidade de pessoas previstas para esse evento, no caso das cerimônias abertas ao público, por exemplo.
Prever esse número de espectadores é importante para se definir o tamanho do local no qual o show será realizado, para a partir daí, atuar na legalização do evento.
O pedido de liberação de alvará do evento, o transporte de equipamentos, além da apresentação dos melhores serviços de locomoção para o público.
Diante disso, o tamanho do espaço contratado também é importante, pois um lugar grande para um público reduzido pode criar uma imagem negativa para o seu evento, assim como um show lotado pode colocar em risco a segurança das pessoas ali presentes.
Escolher a melhor data
São muitas as datas propícias para a realização de um evento musical em sua empresa, ou a ser patrocinado por ela. O aniversário da companhia, uma confraternização interna de final de ano, ou a comemoração por uma meta alcançada, são alguns exemplos.
Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento a eventos concorrentes, que disputam a atenção do seu público e podem comprometer a presença do mesmo em seu evento.
Fique atento aos gastos
A realização depende de um número vasto de profissionais, ligados a diferentes áreas que são essenciais para a concretização de um evento de qualidade, que cumpra as expectativas do público.
Algumas equipes necessárias para esses eventos são:
Artistas;
Produção de som;
Equipamentos sonoros e visuais;
Montagem do palco;
Alimentação;
Eletricidade;
Segurança.
A contratação desse grande volume de profissionais, ainda mais quando se fala de um evento de grande porte, apresenta um custo comercial relevante, que deve ser levado em conta pelo seu orçamento, com um controle de estoque e compras.
É preciso também ficar atento aos gastos relacionados às taxas referentes aos direitos autorais das músicas, pois mesmo em um evento pequeno, realizado nas dependências da empresa, é necessário pagar pelo uso dessas faixas.
Por isso é preciso ficar em dia com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), para que o seu evento ocorra de forma legal, reconhecendo o valor dos artistas e suas composições.
Divulgue o evento
Pouco adianta produzir um evento de qualidade, seja para colaboradores ou para os clientes, se os mesmos não compareçam a esse espetáculo.
É preciso divulgar esse show, ainda mais quando se trata de algo pago, ou que exija algum tipo de ingresso.
Nesse caso, é preciso contar com um sistema de nota fiscal eletrônica, ou bilhetagem regulamentada, se for um evento gratuito, para se ter um melhor controle sobre o número de pessoas.
Inserções comerciais em veículos, divulgação nos canais de comunicação interna da empresa são algumas opções para tornar o seu evento conhecido e em consequência disso, conquistando um bom número de espectadores.
Portanto, as celebrações musicais são importantes eventos para o meio corporativo, podendo ter uma ação comercial, mas também de fortalecimento da equipe de profissionais ou de reconhecimento da marca.
Pois se a música move o mundo, o mesmo acontece quando esse universo se refere ao ambiente empresarial e corporativo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Estamos de volta aos eventos e um dos que mais sofreram com a pandemia, foi a música. Principalmente os ambientes que tinham música ao vivo ou as festas, onde o som, predomina e é parte essencial para que a festa ou evento aconteça da melhor forma possível!!!
ResponderExcluirAmei as dicas!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá
ResponderExcluirCom certeza a música sempre tem o poder de alegrar o ambiente. Por causa da pandemia os shows tiveram que ser interrompidos causando um grande prejuízo.mas já estamos voltando aos poucos ao normal e quem pode ir a eventos musicais já deve estar comemorando a volta .música é tudo de bom
Que texto!
ResponderExcluirAos poucos shows estão voltando.
Cito também a importância de uma boa trilha sonora em filmes e novelas.
A música salva vidas
Oi, Rudy
ResponderExcluirAi música ajuda em tudo, e não existe evento bom sem música.
Boas dicas.
Eu gosto mais de música de dj do que ao vivo, acho que aproveito mais, gosto mais da batida.
bjs
Olá Rudy!
ResponderExcluirAdoro música, trás alegria ou relaxamento dependendo da melodia, mas para mim, música é tudo de bom! Ainda bem que aos poucos os Shows estão voltando, quem trabalha nessa área tiveram muitos prejuízo com a Pandemia! Belo texto, adorei!!
Não vivo sem música. A música nos ajuda em todos os momentos.
ResponderExcluirEstou sentindo muita falta de um show.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br