Olá alegres e felizes!
Os reality shows mudaram a forma como as pessoas vêem televisão. Estes programas atingiram uma popularidade fora do comum, e por conta disso tem um forte impacto nas emissoras que os exibem.
O sonho de se tornar imortal acompanha as pessoas desde que o conhecimento do que é a morte e de como ela acontece. Entretanto, independente dos avanços na medicina ou tratamentos alternativos, essa ainda é uma inevitabilidade da vida.
Porém, muitas pessoas entendem que eternizar seu legado, sobretudo pela busca do reconhecimento, como uma forma de alcançar essa imortalidade.
O filósofo Carlo Strenger, escritor do livro “O Medo da Insignificância”, entende essa questão de forma exemplar.
Por conta desse desejo de manter um legado e se tornar significante na sociedade, muitas pessoas buscam um reconhecimento enquanto celebridades, o que acaba tendo um forte impacto no comportamento da mídia atual e na geração de produtos promocionais para brinde.
A ascensão dos reality shows prova esse ponto, uma vez que alcançam uma atenção fora do normal e uma audiência impressionante para as emissoras responsáveis justamente por tratar deste sonho de transformar um anônimo em celebridade.
Outro ponto que Strenger afirma ainda é que os reality shows são possivelmente a maior transformação que aconteceu na televisão ao longo deste milênio, uma vez que esse formato de programa é parte da grade de canais de grande audiência no mundo todo.
A força dos reality shows é tamanha que todos os dias novas ideias de programas como estes são criadas, utilizadas ou descartadas, gerando uma indústria milionária para os meios de comunicação e em seus desdobramentos, como as propagandas e publicidade de uma empresa de contabilidade e consultoria.
Os programas que transformam pessoas comuns em celebridades de maneira instantânea são aqueles mais procurados, independente de a pessoa ter algum talento especial, como:
Canto;
Culinária;
Habilidades artísticas;
Perícias de sobrevivência.
Mesmo o simples ato de confinar um grupo de pessoas e forçá-los a testes de resistência em um acompanhamento de todos os seus movimentos tem uma repercussão gigantesca, atraindo milhões de espectadores.
Algumas emissoras em particular conseguem alcançar um resultado de audiência muito fora de sua realidade durante o período de apresentação desse tipo de programa, o que levou a maioria das pessoas a considerar esse fenômeno como TV Social.
Além do impacto direto nas emissoras, muitas vezes os programas são discutidos pela internet, em grande parte por conta da popularização das ferramentas digitais.
Com isso, muitas pessoas hoje possuem smartphones ou outros dispositivos móveis com acesso à internet, onde podem pesquisar de tudo, desde um laudo de insalubridade e periculosidade até informações de um reality show.
De todo o tempo que o usuário comum passa conectado, a maior parte dele é navegando em redes sociais, aproveitando as interações que esse tipo de ferramenta proporciona com relação a comunicação.
As redes sociais, inclusive, tomam uma parte importante do processo de popularização dos reality shows. Grupos de fãs dos participantes utilizam as redes para se mobilizar, enquanto curiosos e interessados pelos programas tecem seus comentários.
Normalmente, estas pessoas acabam ampliando o potencial de engajamento dos programas, tornando-os muito mais relevantes e atraindo legiões de novos seguidores.
Os últimos anos têm recebido um forte aumento no público de reality shows, em grande parte por conta das redes e do engajamento de público que elas geram, atraindo mais pessoas para os comentários, votações e para assistir propagandas, como a de venda de ribbon de cera.
Relação de consumo de reality shows
Para entender melhor como os reality shows se encaixam no mercado, é preciso compreender o quanto o consumo desses programas impacta o mercado como um todo.
A partir disso, a empresa Mindminers fez uma extensa pesquisa sobre o mercado de realities brasileiro, com mil consumidores de televisão de todo o Brasil, sem nenhum padrão de pesquisa.
Em um resultado inicial, descobriu-se que 89% dos entrevistados já assistiram a algum tipo de reality.
Um número ainda maior sabe o que é o reality show em sua essência, enquanto programa de TV cujo objetivo é apresentar conteúdos relacionados à vida real, com pessoas comuns como foco dos programas, que podem ser desde conversas a trabalhos como a produção de uma fachada com acm recortado.
A maior parte dos entrevistados também definiu dois grandes tipos de programas que despertam o interesse da maioria das pessoas com relação ao reality show.
O primeiro deles é o esquema de competição, onde há uma eliminação dos participantes com certa consistência cujo objetivo final é encontrar um grande vencedor.
Outro formato interessante é o que escolhe um grupo específico de pessoas para acompanhar sua rotina e o dia a dia, especialmente se este grupo possuir conflitos de interesse e discussões.
Neste caso, tanto grupos de pessoas famosas, quanto grupos de desconhecidos que interagem em conjunto, principalmente quando há algum tipo de participação de pessoas anônimas que trabalham com contabilidade para empresas, por exemplo..
O consumo de reality shows cresceu ainda mais recentemente, com as pessoas passando mais tempo em casa e por consequência na frente da televisão, onde o conteúdo desse tipo de programa acaba se mostrando mais atraente.
Com o advento do home office, as pessoas podem até mesmo assistir enquanto trabalham em uma empresa de terceirização de folha de pagamento.
Entre a faixa etária dos entrevistados, mostrou-se que os jovens estão proporcionalmente mais integrados ao conteúdo de reality shows, embora não estejam muito abaixo de pessoas mais velhas.
Existem diversas sensações que as pessoas passam ao assistir um reality show, que depende muito de suas próprias rotinas e experiências. Isso acaba estimulando as pessoas a continuarem assistindo.
Desde a expectativa de ver o desenrolar dos fatos até a identificação com a história e o comportamento de um participante, esse tipo de narrativa direcionado ajuda muito a crescer a audiência em reality shows.
Grupos formam torcidas organizadas para votar em seus candidatos favoritos ou defendê-los de eliminação, e as atitudes dos participantes do reality não escapam do julgamento e da revolta dos espectadores, sobretudo na internet.
Esse tipo de ação acaba estimulando ainda mais as pessoas a acompanhar o programa, seja por conta dos acessos na televisão ou ainda contratando serviços de pay per view, para ter acesso exclusivo a mais câmeras e mais tempo de exibição.
Relação digital dos reality shows
De acordo com o instituto Kantar TV Ratings, o consumo de reality shows de maneira virtual cresceu cerca de 117% no Brasil, o que mostra o poder que este tipo de programação tem em integrar o conteúdo de televisão com a internet.
O estímulo pela publicação rápida e interação com outras pessoas eleva consideravelmente a quantidade de publicações nas redes sociais.
Ainda que possam haver desentendimentos entre fã clubes ou entre pessoas em particular, esse tipo de ação estimula ainda mais os realities.
A média de publicação sobre os reality shows por uma pessoa é diária, o que acaba estimulando a um acompanhamento diário do programa se houver esta possibilidade. Com isso, a audiência do reality acaba aumentando consideravelmente.
Além disso, muitas empresas aproveitam para apresentar novos produtos e serviços ao longo dos programas.
Com promoções exclusivas ao longo do período ao vivo do programa, e a participação da marca em atividades e jogos dentro do reality, esses números aumentam consideravelmente.
Os reality shows e as marcas
Um dos maiores impactos dessa audiência em constante crescimento para as empresas é a capacidade de gerar uma forte visibilidade no mercado, o que acaba sendo um impacto muito positivo para as empresas participantes de treinamento segurança do trabalho.
Independente de brigas ou qualquer outra ação dentro do reality, as marcas acabam não sendo afetadas por esse tipo de ação, uma vez que o produto não é foco do momento de discórdia sendo gerado.
Essas marcas conseguem se fixar na cabeça de muito mais pessoas, que acabam o programa desejando consumir um determinado produto ou serviço, aumentando ainda mais as chances de venda de uma marca.
Dessa forma, por ser um programa de visibilidade muito grande em um mercado nacional, uma marca acaba alcançando um público muito maior, extrapolando suas expectativas e conversando com pessoas que talvez não tivessem interesse no material de outra forma.
Uma marca que se apresenta através de um reality show passa uma credibilidade e um profissionalismo muito maior, aumentando o interesse do cliente ainda mais. Quando o espectador vê a marca no programa, ele sabe que se trata de um produto de qualidade.
Isso porque a própria emissora está chancelando a qualidade do produto, ao aceitar fazer uma parceria com a marca em troca da publicidade, o que gera muitos cases de sucesso em estratégias de marketing.
Considerações finais
Os reality shows são uma das principais ferramentas que a televisão possui para se manter cada vez mais próspera e relevante. Esse tipo de ação é muito importante para que o mecanismo continue a funcionar e atrair um público cada vez maior.
Portanto, o impacto gerado pelos reality shows é fundamental para a maioria das emissoras que os exibem, tornando esse formato um dos mais desejados da atualidade para a expansão de um canal de televisão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Tenho uma relação interessante com reality shows. Amo-os ou passo longe
ResponderExcluirPorém Sei que despertam paixões, alavancam audiências
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirO único reality swow que assistia era o BBB .
Hoje já não ligo mais .Mas sei o quanto as emissoras apostam nesse tipo de entretenimento para aumentar as audiências.
Um texto muito importante e necessário. Aqui em casa a gente tem uma política de regras quanto a Tv. Somos chatos rs(marido e eu)
ResponderExcluirA tv é minha na maior parte do tempo, para filmes e séries(vício) e o marido fica com 2 telejornais por dia e os dias que tem futebol.
Não assistimos nada em tv, nadinha. Novela, realitys, nada. Nada contra, é só uma coisa nossa mesmo.
Mas sei que tem gente que vive esse universo o tempo todo, paga canais, não dorme(minha filha fazia isso na época de bbb na casa dela)
Mas eu não acho saudável,mas sei que é o que alavanca audiência para a maioria das tvs e cada um sabe o que ver né?
Super respeito!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Rudy!
ResponderExcluirOs Realitys Shows realmente aumenta a audiência para as emissoras de Tv! Eu particularmente não assisto, na tv só assisto séries e filmes, nada mais que isso, meu esposo gosta e assisti, não tenho nada contra, mas não faz meu gênero!
Oi, Rudy! Eu amo realitys culinários! Viciada mesmo rsrs. Acho que é um formato que agradou muito a maioria das pessoas.
ResponderExcluirOs reality shows possuem um formato interessante, que prendem a atenção das pessoas.
ResponderExcluirGosto quando parecem verdadeiros, pois alguns nitidamente são armados.
Desde que tenham um tanto de cultura, são interessantes.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oi,
ResponderExcluirgosto de realities, acho bem legais para se distrair.
E hoje traz muito marketing, a influência faz a tv lucrar muito.
Mas eu não teria coragem de participar de um.
bjs
Olá Rudy
ResponderExcluirDependendo do estilo do reality assisto sim, pois acho interessante mas tem outros que passo longe, também não teria coragem de participar de nenhum.
Bjs
Oi, Rudy!
ResponderExcluirRealmente, os reality shows fazem muito sucesso... Já cheguei a assistir alguns de vários formatos, hoje em dia assisto de vez em quando e apenas os de canto.
Bjos!