Olá alegres e felizes!
O mundo digital permite diversas possibilidades para o dia a dia da sociedade e, quando pensamos no aspecto empresarial, o CRM é um sistema que chegou para mudar a maneira como uma marca é gerenciada.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar e explorar os conceitos do CRM, apontando como pode ser utilizado, como é aplicado no dia a dia de diversas organizações e seus benefícios.
Não é à toa que a internet e a tecnologia andam lado a lado buscando sempre trazer avanços para as pessoas, e embora muitos sejam bastante visíveis a todos, outros ficam mais escondidos como ferramentas de gestão ou com outra funcionalidade.
Mesmo as empresas que trabalham com o controle de acesso biométrico precisam ter uma gestão adequada e que funcione.
Dessa forma, é muito mais simples e rápido tomar decisões e saber quais clientes e demandas devem ser priorizados naquele momento.
De qualquer modo, organizar as informações em um só lugar facilita muito, e uma empresa que não tem essa disciplina ou não utiliza a tecnologia necessária para saber tudo que está acontecendo dentro de sua organização, pode ter muito a perder.
Pensando nisso, o CRM pode ser uma excelente alternativa tanto para uma empresa logística, quanto para uma consultoria de diagnóstico ambiental ou qualquer outro tipo de negócio, utilizando de seus benefícios e funcionalidades a favor da empresa.
Entretanto, muitos não sabem o que é um CRM nem o tamanho do seu potencial, por isso que os tópicos a seguir irão explorar, adentrando esse mundo da gestão e mostrando o quão importante essa ferramenta é para um melhor controle do seu negócio. Portanto, para saber o real impacto de um CRM, como ele pode ser útil para a sua empresa, quais são os principais benefícios de sua aplicação e como a sua empresa de serviço de locação de multifuncionais pode se beneficiar disso, confira os tópicos abaixo.
O conceito de CRM Primeiramente, é necessário entender o que é um CRM para compreender todos os conceitos e temas que ele pode abordar. O CRM é uma sigla do termo original do inglês Customer Relationship Management, que em uma tradução direta seria algo como Gestão do Relacionamento com o Cliente.Dessa forma, o CRM nada mais é do que uma ferramenta que armazena muitos dados dos clientes, como nome, e-mail, números de telefone, visitas a sites de interesse, e pontos de interesse com a sua empresa, como por exemplo, a contratação de serviços de contabilidade para pequenas empresas. Porém, é importante não se confundir. Essa ferramenta não é apenas uma lista que reúne todas essas informações. Ela realiza a integração desses dados, oferece possibilidades e agiliza as informações necessárias para o momento ideal em que sua equipe precisa. Um resumo de todas as funcionalidades de um CRM são:
● Gerenciamento de informações de clientes;
● Captura de informações do cliente;
● Possibilidade de conexão com dispositivos móveis;
● Simplificação de tarefas;
● Recomendações e insights para tomadas de decisão;
● Possibilidade de personalização. Sendo assim, mesmo que aquele cliente que acabou de apenas verificar os preços de ribbon para impressora em seu site, já pode ser trabalhado e estudado para criar uma estratégia de marketing para atraí-lo novamente e tentar fidelizá-lo.
O impacto do CRM Agora que já ficou claro como ele funciona e quais são as suas possibilidades, fica em aberto entender como esse tipo de programa pode impactar o dia a dia de seu negócio. O CRM é extremamente eficaz em gerenciar muitos dados de funcionários, e sabemos como o mundo atual é cada vez mais rápido e dinâmico. Por isso, ter informação é essencial para estudar e entender quem é o seu cliente e o que ele busca. A partir do momento em que se sabe o que o lead gosta, quais são as suas preferências, como ele prefere negociar e quais as suas principais buscas, se torna muito mais simples de prever o seu próximo passo e montar estratégias que visem fidelizá-lo. A contratação de uma fachada acm com letra caixa precisa ser eficaz, e a melhor forma de fazer isso é através de informações prévias e certeiras de como o seu cliente prefere ser atendido. Sem mencionar que, com a correria do dia a dia, às vezes se torna impossível ter todas as informações de forma rápida e em todo lugar onde se dirige. Com o CRM, isso é possível e aquela reunião de última hora não precisa ser adiada, já que se tem os números na hora graças ao sistema.
Vantagens de utilização
Assim como qualquer decisão empresarial, ao utilizar um sistema ou ferramenta, a empresa tem como objetivo ganhar algum benefício com isso, seja em retorno de capital investido, aumento do alcance e relevância da marca ou maior engajamento. Confira então algumas vantagens na utilização do CRM, aumentando as chances de seu cliente se interessar em seu trabalho e comprar balão latex de sua marca, por exemplo.
01 - Controle de vendas eficaz Esse provavelmente é o benefício mais visível desde o começo do texto. Ao ter mais controle sobre os dados de seus clientes, fica mais simples de se entender e controlar as demandas e os pedidos de compra. Com isso, o vendedor consegue ser mais eficiente e tem mais informações à sua disposição, como o controle de estoque e o histórico de compras daquele cliente. Com isso, é possível aumentar ainda mais o seu poder de persuasão e convencer o cliente a comprar aquele conjunto de adesivo impresso da sua loja. Através do CRM, também é possível verificar alguns principais padrões de compra, assim como gráficos e estatísticas do cliente. Informação é poder, e quando o assunto é controle de vendas, a utilização de um CRM pode ser uma grande vantagem.
02 - Melhor acompanhamento da carteira de clientes O dia a dia de uma empresa pode ser bastante caótico e é normal que, ao final dele, nem as demandas principais tenham sido finalizadas, acumulando trabalho para o próximo dia. Quando isso ocorre, pode ser que o colaborador nem tenha tido tempo de acompanhar em que ponto estão as negociações com seu cliente. Pensando nisso, o CRM ajuda a ter um acompanhamento ideal de forma simples e bastante rápida, personalizando todo o conteúdo que o funcionário precisa de maneira simples e inteligente, mostrando apenas o que o mesmo quer ver. Além disso, com apenas uma simples análise, é possível apontar em que parte do processo de compra o cliente está e automaticamente o colaborador entenderá qual o próximo passo para convertê-lo em um possível cliente para a sua empresa. E lembrando que parte do diferencial de uma empresa é o modo como ela lida com seu público, portanto, deixar seus leads e clientes esperando ou sem um retorno rápido pode não ser a melhor ideia para o crescimento de sua organização
03 - Centralização de informações Se tem uma coisa que os CRMs são muito bons, é centralizar todas as informações importantes em um único lugar, facilitando o acesso a elas e realizando atualizações automáticas conforme mudanças são feitas nos dados dos clientes. O mundo de hoje é muito dinâmico e as pessoas estão cada vez mais apressadas e com menos tempo para disponibilizar. Dessa forma, possuir uma base de dados sólida e que traga as informações necessárias quando forem solicitadas é ideal para uma rápida entrega das demandas ao longo do dia. Esse tipo de sistema também permite que não se perca tempo em um escritório analisando os dados para depois ir até o cliente, podendo ser feita essa tarefa no caminho, ganhando tempo.
04 - Melhor gestão de Tempo Com as tarefas sendo realizadas de modo mais rápido, prático, simples e centralizado, é comum que sobre tempo para realizar demandas que precisam de um maior investimento. Em outras palavras, o CRM ajuda muito na gestão do tempo da sua organização. Não adianta apenas ter as informações se o seu tempo é muito escasso para analisá-las e aplicar suas estratégias comerciais da melhor maneira possível. Portanto, o CRM é essencial se o seu objetivo é gerir melhor o seu tempo.
Considerações Finais O texto de hoje abordou como é importante entender os conceito do CRM e como ele pode impactar no dia a dia de sua empresa, apresentando diversas vantagens e benefícios de sua utilização, além de contextualizar maneiras de aplicar sua estratégia comercial através dele. Procure explorar ao máximo os pontos fortes de sua empresa, buscando sempre inovar com seus métodos e cativar seus clientes, fazendo com que o trabalho junto desse sistema se torne mais simples e, de fato, efetivo. Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação e comece analisar tudo que foi descrito. O CRM pode ser essencial e um verdadeiro ponto de virada na história de sua empresa, portanto, vale muito a pena estudar sobre essa ferramenta. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
olá Rudy,
ResponderExcluirum estudo bastante abrangente e informativo :)
bom fim de semana, amiga
beijinho
Oi, Rudy! Eu confesso que desconhecia todas essas vantagens do CRM. Realmente é algo que traz muitos benefícios a empresa.
ResponderExcluirOlá Rudy
ResponderExcluirNão conhecia nem metade de todas essas vantagens do CRM, realmente os benefícios são muitos.
Bjs
Olá Rudy!
ResponderExcluirExcelente texto, não tinha conhecimento das vantagens do CRM, estou aprendendo muito com a Jayane Miranda!
Olá
ResponderExcluirJanice sempre trazendo ótimas matérias.
Não conhecia esse termo .pelo que entendi esse CRM traz inúmeros benefícios para uma empresa.
Oii,
ResponderExcluirEu não sabia dessa importância do CRM, obrigada adorei entender mais toda a sua função e benefícios.
bjs
Bom dia:- Um bom estudo que aplaudo e elogio
ResponderExcluir.
Tenha um domingo de Halloween muito feliz.
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Pensamentos e Devaneios Poéticos
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Não tinha esses conhecimentos sobre o CRM, muito importante o texto.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Como eu não conhecia nadinha sobre o significado da sigla CRM, foi como uma aula bem produtiva esse post!!!
ResponderExcluirUm post que com certeza, ajudará muito quem precisa e mexe já com esse trabalho.
Muito obrigada, Rudy!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
O único CRM que conhecia era Conselho Regional de Medicina kkkk.
ResponderExcluirPortanto foi um post muito esclarecedor.
Jayane é muito inteligente