5 Tipos de Estrutura Narrativa
Ao longo do tempo, romancistas, dramaturgos e roteiristas desenvolveram maneiras específicas de enquadrar uma narrativa. Essas técnicas narrativas variam em como apresentam uma sequência de eventos, mas cada estrutura provou ser uma ferramenta útil para os escritores que a empregam. Aqui estão cinco modelos particularmente poderosos para a estrutura do enredo de uma história:
1. Estrutura de enredo linear:
Em um livro, peça, filme ou episódio de TV com uma estrutura de enredo linear, os eventos são apresentados em ordem cronológica. Isso não significa que os personagens não possam se lembrar do passado – por exemplo, o personagem principal pode passar por um flashback – mas quaisquer elementos não cronológicos são claramente identificados como tal. A maioria dos livros, peças de teatro, filmes e programas de TV usam uma estrutura de enredo linear. Escritores como Dan Brown e Margaret Atwood usam tramas lineares com grande efeito.
2. Estrutura de enredo não linear:
Nesta estrutura de história, os eventos do enredo serão introduzidos fora de sua sequência cronológica. A primeira cena de um livro ou filme não linear pode realmente ser a última coisa que acontece cronologicamente. Histórias contadas fora de ordem podem confundir o público no início, mas podem ser bastante gratificantes quando a história atinge seu desenlace, e os fios da trama estão amarrados juntos. O Matadouro Cinco de Kurt Vonnegut é uma história famosa e não linear. Escritores como Joyce Carol Oates e William Faulkner são igualmente aclamados por narrativas não lineares.
3. Estrutura de enredo paralelo:
Em uma estrutura de enredo paralelo, vários enredos se desenrolam simultaneamente. Às vezes eles se cruzam – Um conto de duas cidades, de Charles Dickens – e às vezes não se cruzam.
4. Estrutura circular do enredo:
Nesta estrutura, a história termina onde começou, à medida que os eventos eventualmente levam de volta às imagens, eventos ou cenas reais que começam o conto. Estruturas circulares de enredo existem em todos os níveis de escrita, de Café Van Gogh, de Cynthia Rylant, Ratos e Homens, de John Steinbeck, Vidas sem Rumo, de S.E. Hinton.
5. Estrutura de enredo interativa:
Em uma estrutura de enredo interativo, a história se ajusta aos caprichos do leitor ou espectador. Um exemplo são algumas séries de livros infantis, onde os leitores experimentam histórias variadas, dependendo de qual página eles recorrem.
post que ajuda e agrega aqueles que pretendem seguir carreira como escritor
ResponderExcluirHá tanto a aprender a quem deseja um dia ver o sonho de ter um ou vários livros publicados!
ResponderExcluirUma ótima dica com certeza!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
OLá Rudy!
ResponderExcluirUma ajuda para os novos escritores, muito legal!
Olá Rudy!
ResponderExcluirExcelente post para novos autores interessados em publicar seu trabalho
Bjs
Excelentes dicas para novos autores.
ResponderExcluir