Boa noite queridos!
Dando continuidade as entrevistas com escritores, vamos a mais uma?
Antes de começar a entrevista, gostaria de agradecer ao escritor Rubens por conceder essa entrevista ao blog.
E lembrando que tem resenha de um dos livros do Rubens aqui no blog, por favor, comentem! Livro "Carmela e Lorenzo" : http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/02/resenha-8-carmela-e-lorenzo-rubens.html
1-) Escrever é uma delícia, sei disso, mas qual é a sua parte favorita na hora de escrever?
Adoro escrever, fazer com que situações soltas na trama se encontrem no final, dando sentido a trama. Mas escrever as passagens de ação e aventura é o melhor.
2-) Como já escreveu 3 livros, qual a dica para quem começa agora a se aventurar na arte da escrita literária?
A escrita é uma arte, e como toda arte precisa de entrega. O escritor que está começando deve transmitir suas emoções para a obra, exercitar a empatia com os personagens, trocar de lugar com eles. Exercitar a escrita é importante, pois vejo os originais do primeiro livro, e os de meu terceiro, este ultimo, possui muito mais profundidade. O gosto pela leitura também é importante, pois precisamos de bagagem, conhecimento tecermos cenários e contextos para nossas estórias.
3-) Qual foi o momento que descobriu que seria escritor?
No ano de 2009 li dois livros, um de um autor internacional que gostei muito, e outro de um autor nacional que comprei pela bela capa e sinopse convincente. Infelizmente me decepcionei com o livro. Lembrei dasHQ’s que desenhava na adolescência e redações da escola, algumas com muitas páginas, que meus professores gostavam muito. Pensei: “Se este livro que li foi publicado; acho que consigo fazer algo no mínimo de mesma qualidade”. Soltei a fera dentro de mim, o desejo latente em escrever, abafado pela falta de tempo e pensamentos “maduros”: “Isto é besteira”... Deu no que deu. Este é o terceiro livro, mas é o único que chegou ás mãos de profissionais, e será publicado pela MODO.
4-) Dizem que livros são filhos. Você diferencia os diferencia? Qual deu mais prazer em escrever?
Com certeza são, e como filhos, um nunca é igual ao outro. Cuido agora de “Carmela e Lorenzo”, pois está em um momento que requer cuidados, amadureceu e vai encarar o mercado. Foi ótimo escrever. Mas os outros dois, em estilo diferente também me deram muito prazer e sofrimento. Samael, o personagem dos outros dois vive atormentado, tentando cumprir... Depois eu falo, caso publique os dois!
5-) O que não pode faltar nunca...
Sentimentos. Amor, principalmente. Com certeza esta é a palavra mágica. Pode até parecer clichê, mas é o que precisamos para seguir adiante em qualquer coisa que façamos em nossas vidas.
6-) Fale sobre “CARMELA E LORENZO”, o que os leitores podem esperar?
Acho que alcancei a “maturidade” da escrita com este livro. Ele traz algumas inovações, mesmo com temas muito explorados. É um romance onde acontecem algumas reviravoltas, e vi que acertei pelas resenhas que foram feitas com a obra, mesmo sem esta ter recebido um “tratamento profissional” de minha parte, pois estava sem revisão. Para quem gosta de romances, ação e um cenário que incorpora um segmento de Arte, penso que será uma boa leitura. Pesquisei muito para escrever este livro, e nas horas em que escrevia, me entreguei ao que fazia. Normalmente sou reservado, mas alguns trechos mexeram muito comigo, e espero que mexam também com o leitor!
7-) Gostaria que falasse um pouco sobre o Clube dos Novos autores e qual importância tem em sua vida literária?
Posso dizer que existe um antes e depois em minha vida profissional e literária, quando fui convidado por Adriana Vargas de Aguiar (genial, fantástica, pulsante e abnegada), autora e coordenadora do Clube. Ela foi a primeira pessoa que leu meu livro neste mundão da Internet, e reconheceu meu trabalho. Daí em diante, após a resenha feita por ela, as coisas começaram a acontecer, e muito rápido. Através do Clube, meu trabalho chegou a MODO, e foi considerado digno de publicação, e publicação gratuita. Somos cerca de trinta autores no Clube, e sinto falta dos comentários dos colegas nas postagens... eles fazem falta aos colegas na divulgação, e é um carinho que recebemos de pessoas com objetivos parecidos com os nossos. Até minha vida profissional mudará em função da escrita. Estou deixando um emprego em que estou a treze anos para poder me dedicar um pouco mais a escrita.
8-) Quais expectativas para o futuro literário em sua vida?
Espero conseguir me perpetuar neste meio, publicar outras obras. Como falei anteriormente, procuro uma atividade que tome menos de meu tempo, para poder me dedicar à escrita, pois se Deus quiser, não vou parar mais. Espero que este seja o momento do reconhecimento de uma nova safra de escritores nacionais.
9-) Está escrevendo novo livro? Pode nos falar um pouco do que se trata?
Estou reescrevendo meus outros dois livros, acho que merecem o tratamento que dei a “Carmela e Lorenzo”. O primeiro é um romance longo, onde acho que consegui realizar um reencontro no mínimo diferente entre o protagonista e sua amada. O segundo é dinâmico, um tipo de triller, rápido, com muita ação e informação do inicio ao fim. Mas já faço pesquisa para uma obra nova obra, e anotações que espero conseguir encaixar no novo livro. É outro romance, que se dará em torno de uma antiga lenda urbana francesa.
10-) Que tal falar um pouco sobre você e sua vida além dos livros?
Tenho uma vida movimentada, pelo trabalho como técnico de manutenção e pela minha família, a quem tento atender da melhor forma possível. Sou uma pessoa discreta, e gosto muito de ler e de atividades ao ar livre. Sou avesso a movimento, aglomerações. Nasci na cidade de Pelotas – RS, tenho trinta e três anos e duas filhas. Trabalho em uma multinacional a treze anos, e a noite estudo na UFPEL, cursando Licenciatura Plena em história.
11-) Uma mensagem para os leitores do ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM! E seus contatos para quem desejar adquirir ou livro ou conhecer um pouco mais sobre você e sua obra.
Agradeço a Rudy pela oportunidade para falar um pouco do meu trabalho, seu blog é incrível e procuro acompanhar as postagens sempre que possível. É mais um dos belos espaços que temos na grande rede para divulgarmos nosso trabalho e recebermos reconhecimento. São pessoas assim que fazem as coisas acontecer, eu sou prova viva da importância dos blogs para quem pretende entrar no mundo dos livros!
Nome: Rubens Maciel Conedera
e-mail:rubaoconedera@yahoo.com.br
Facebook Rubens Conedera
Agradeço imensamente a entrevista e a disponibilidade. É muito enriquecedor conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra fascinante de um escritor nacional!
Sucesso sempre!!
Cheirinhos
Rudy
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra nos sorteios, obrigada!
É muito bom estar novamente em seu Blog Rudy! Você é demais!! Agradeço por poder falar de meu trabalho aqui!
ResponderExcluirRubens!
ResponderExcluirO prazer é meu em poder divulgar o que é bom!
cheirinhos
Rudy
Parabéns pela entrevista!!! É muito bom ver o reconhecimento dos autores nacionais.
ResponderExcluirSucesso sempre!!!
Pois bem colega de caminhada literária e já escritor, muito boa entrevista, parabéns Rudy.
ResponderExcluirAbraço
J.C.Hesse
Acho a entrevista uma parte muito bacana para nós leitores. É o momento em que descobrimos um pouco mais sobre os nossos autores.
ResponderExcluirParabéns ao blog por esta entrevista e ao autor pela obra. Desejo-lhe muito sucesso.
Abraços
Parabéns pela entrevista! Sou louca para ler esse livro!
ResponderExcluirLivro sensacional!
ResponderExcluirParabéns pela entrevista!
ResponderExcluirAhhhh que maravilha de entrevista Rudynalva e o Rubens?!?? .. que transborda sentimento em entrevista quem dirá em seus livros !!! Fiquei encantada e ainda mais curiosa para ler os livros dele em particular Carmela e LORENZO que já conhecia a sinopse e tb já divulguei lá no Blog na Coluna "SÁBADO É DIA DE PARCEIROS NO LMT"
ResponderExcluir(http://livrosminhaterapia.blogspot.com/2012/02/sabado-e-dia-dos-parceiros-no-lmt_11.html)
!! Desejo toda sorte para o Rubens !!!
Bjks Rudy
P.S. Vou colocar o seu banner nos parceiros em breve!!
Olá, Rudy!
ResponderExcluirParabéns pela excelente entrevista!
O autor me pareceu ser uma pessoa bem atenciosa e percebi o quanto ele se dedicou a escrever um livro tão denso quanto Carmela e Lorenzo. Desejo muito sucesso ao autor na editora Modo.
Espero ter a oportunidade de ler e conferir de perto a história.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Que entrevista linda RUDY , amei viu que propriedade , o livro deve ser maravilhoso !!!!!!
ResponderExcluirOiii Rudy lindona!
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, adorei a entrevista!
O autor Rubens me pareceu ser uma pessoa muito atenciosa
e que gosta sempre de está perto de seus leitores, e isso é um ponto muito positivo, adorei =o)
Um abraço e até mais!!
http://www.universofemininocomelisa.com.br/
Legal a entrevista.
ResponderExcluirÉ sempre bom conhecermos os autores nacionais.
Parabéns pela iniciativa.
Muitas vezes a gente lê um livro e nem faz idéia de como é o escritor, do que gosta ou como foi o processo de criação! Adoro as entrevistas, pq podemos conhecer um pouco essas pessoas que nos ajudam a mergulhar nesse mundo incrível da fantasia!
ResponderExcluirParabéns ao Rubens pelo trabalho e à Rudy, pela sempre enorme dedicação à literatura nacional.
ResponderExcluirAdorei a entrevista!! O livro deve ser muito bom!
ResponderExcluirBjs
Nati
http://www.meninadelivro.com.br/
Oiê Rudy!!
ResponderExcluirPrimeira visita ao seu blog e gostei muito dessa entrevista!!Muito interessante essa entrevista do escritor Rubens, ainda não li nehum livro dele, mas estou ansiosíssima para ler Carmela e Lorenzo, algo me diz que esse livro é ótimo, e já está entre a minha lista de leituras!!
beijos Rudy!!
http://em-sintonia-com-os-livros.blogspot.com/
Oi Rudy!
ResponderExcluirAdoro o seu blog e sempre que posso dou uma passadinha por aqui. :)
Parabéns pela entrevista e pelo autor parceiro.
Ao ler a entrevista, adorei a resposta que o autor deu a pergunta: "Como já escreveu 3 livros, qual a dica para quem começa agora a se aventurar na arte da escrita literária?
Perfeita a resposta.
Tudo o que queremos fazer bem, temos de nos entregar e nos dedicar!
Parabéns!
Um beijo ;*
Juliana . Oliveira
http://linhasdeencanto.blogspot.com/
@Julymg2
Oi, Rudy! Demorei um pouco para chegar, mas aqui estou e já me deparei com essa ótima entrevista com o Rubens, aliás, gaúcho como eu. Já tinha lido uma sinopse do livro Carmela e Lorenzo e fiquei muito interessada em ler o romance. Agora, depois dessa entrevista, o meu interesse se tornou ainda maior.
ResponderExcluirParabéns prá ti, como entrevistadora, e sucesso para o Rubens Conedera.
Grande beijo!
Rosane
Adorei a entrevista. Acho que o Rubens mandou muito bem ao falar de seus livros e de sua rotina como escritor...Não é fácil, mas é apaixonante, não é? hehehe
ResponderExcluirÓtima entrevista Rudy. Parabéns aos dois.